Dominando o básico é essencial para o uso Maya 3D corretamente, mas fornece apenas um vislumbre do seu verdadeiro potencial. Combater técnicas avançadas , tais como imagens em 3D com efeitos de ignição, você se move mais para cima o que pode ser uma curva de aprendizagem e mais perto de uma plena realização de todo este software de animação tem a oferecer. Antes de assumir um projeto que inclui efeitos de ignição , no entanto , certifique-se que você compreenda plenamente o conceito de " nParticles ", como eles são um componente central no efeito global . Processo
Assim como na "vida real", os efeitos de ignição Maya 3D são o resultado de uma colisão de partículas dinâmico. O processo , que Maya 3D chama " acontecimento ", inicia-se com um sistema de fonte de partículas que funciona como um emissor de superfície para as faíscas criadas . A porção de colisão do evento ocorre como um processo em duas fases separadas , que cria a estrutura de cada objecto de ignição e adiciona atributos comportamento aleatórios . Comece com um objeto de base , como um sol ou fundido objeto de escória, e , em seguida, criar e animar efeitos de ignição usando o Maya 3D Particle Collision Editor de evento no recurso Outliner e Attribute Editor.
Tipo e tempo de vida
faísca efeitos , um tipo de corpo mole dinâmica, têm ambos um tipo de vida e atributos . Dos oito tipos disponíveis , a mais adequada para a criação de faíscas são Points, que são exibidos individualmente , e estrias , que exibem com uma cauda alongada . Enquanto o tipo que você escolher tem um efeito sobre a sua vida útil , o " imediatismo " general de uma faísca, tanto no seu aparecimento e desaparecimento , requer o estabelecimento de vida atributos que o foco em " aleatória , curto e rápido. " Dê a cada partícula de um modo de vida de " aleatório" e uma vida útil de cerca de 0,1 segundos, ou apenas o tempo suficiente para emergir do objeto base, emitem uma explosão aleatória de faíscas e depois desaparecem rapidamente.
Comportamento
restrições comportamentais internos e configurações de atributos externos determinar como os efeitos realistas de ignição será. Duas restrições importantes, sendo que ambos são " Excluir Collide Pairs " restrições, garantir que faíscas voam em uma direção para fora , impedindo-os de colidir com outras partículas ou com o outro. Exemplos dos atributos incluem a gravidade de ignição , o que determina o arco de cada ignição , enquanto em movimento, os atributos do emissor , os quais determinam a densidade através do aumento ou diminuição da velocidade ou número de faíscas por segundo , o raio de cada ignição , e " estrias ", um atributo que controla o comprimento da cauda .
cor e opacidade
faíscas deve variar em cor, bem como no seu nível de incandescência ou de brilho de acordo com a velocidade com a qual eles viajam e onde eles estão em relação a sua vida útil. Use o Editor de atributos para definir uma escala de cores e incandescência que liga a entrada de cor para a velocidade, e cria uma gama de níveis de incandescência que correspondem à idade. Opacidade , um ambiente de transparência , refere-se apenas a velocidade. Atributo configurações Editor para opacidade criar uma escala que na maioria das vezes começa quase opaca , mas aumenta em opacidade como cada faísca começa a perder velocidade.