modelagem e animação Maya software da Autodesk oferece aos usuários uma série de ferramentas poderosas para criação de cenário 3D e animação de personagens . Para melhorar a experiência do usuário ainda mais , Maya permite aos usuários criar scripts automatizados para executar uma série de funções do programa. Infelizmente, sintaxe imprópria e outros problemas em algumas expressões script ocasionalmente causar erros e resultar em falha quando o script é executado . Maya Scripting
Maya permite a criação de scripts em duas linguagens de script diferentes , a língua Maya incorporado ( MEL) e Python. MEL é comumente usado para criar scripts de "atalho" que executam automaticamente ações que um artista 3D poderia fazer manualmente usando a interface gráfica do usuário do programa, que a língua oferece algumas funções avançadas que não são acessíveis a partir da GUI. Python também pode ser usada para criar atalhos , porém é mais comumente usado para adicionar novos recursos para Maya , tais como a capacidade de exportar modelos em formatos que não são nativas para o programa.
Expressão Scripts
os scripts de expressão são projetados para executar ações específicas dentro de Maya e são normalmente utilizados para automatizar tarefas comuns ou repetitivas. As expressões são normalmente escritos ou carregado de dentro Maya usando um recurso conhecido como o " Editor de Expressão ", embora possam fazer uso de recursos que foram adicionados a partir de scripts externos. A sintaxe é muito importante para os scripts de expressão , como qualquer sintaxe incorreta irá resultar no script não funciona corretamente quando você tenta executá-lo.
Runtime erros
Runtime erros ocorrem quando um erro é encontrado em um script de expressão ou em quaisquer scripts externos que a expressão chamadas enquanto ele está sendo executado . Um erro de execução resulta na rescisão imediata do script, e dependendo da ação que o script estava realizando , pode resultar em que a ação que está sendo anulada ou dados do modelo que está sendo perdido. Erros de execução geralmente não resultam em si Maya deixar de funcionar, apesar de falhas do programa pode ocorrer se os resultados de erro no uso excessivo de memória que limita a quantidade de memória disponível no sistema para outras funções do programa.
Debugging < br >
Depuração de um erro de execução , que resulta em um bater de expressão não é necessariamente difícil, embora possa ser demorado , dependendo da duração do script expressão eo número de scripts externos que são chamados pela expressão . A mensagem de erro de tempo de execução tipicamente nomes da linha de script ou função que causou o erro , embora outros erros podem permanecer no código de script , mesmo após a linha de chamada foi corrigido . Scripts são caso sensível e - sintaxe, por isso tanto o script expressão e os scripts associados devem ser verificados para capitalização adequada, sintaxe e de ortografia para garantir que eles funcionem corretamente . Linhas individuais ou seções podem ser comentada se necessário, para isolar os problemas , mas é importante ter certeza de que qualquer comentário marcas são removidos uma vez que os problemas de script foram corrigidos.