A função aleatória em COBOL
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A função aleatória em COBOL
A linguagem de programação COBOL, um dos mais antigos ainda em uso regular, tem um forte viés em direção a aplicações de negócios , tais como contabilidade, folha de pagamento e controle de estoque. No entanto, versões mais recentes do COBOL têm funções matemáticas sofisticadas , incluindo um para a geração de números aleatórios. Embora raramente usado para a contabilidade do dia-a - dia, números aleatórios ajudar a facilitar os cálculos estatísticos e certos tipos de técnicas numéricas para resolver problemas. Funções

funções matemáticas COBOL fazem parte da divisão procedimento da linguagem, a seção do programa que consiste em declarações processuais . Funções começar com a "função" palavra reservada seguido do nome da função, tais como "cos ", " aleatórios " ou " fazer ". Uma função tem um ou mais argumentos , realiza um processo neles e retorna um resultado de volta para o programa COBOL. Algumas funções de trabalho em números e variáveis ​​numéricas , enquanto outros trabalham em dados de caracteres .
Aleatório

A função aleatória leva um argumento inteiro não negativo e retorna um número decimal . O argumento inteiro é opcional. Ele é a semente de um processo matemático pseudo - aleatória , que determina o número de primeiro voltou a função. Em linguagens de computador , todos os processos aleatórios são , de facto, muito tempo , repetindo série de números que parecem ser aleatória. Um processo bem escolhido repete apenas após milhares de milhões de valores , de modo que é uma fonte prática de números aleatórios , mesmo que isso não é um teoricamente pura um . Se você fornecer a função aleatória com um argumento , ele irá gerar a mesma sequência de números. Sem o argumento, a função aleatória gera o próximo número em sua seqüência .
Gama e Distribuição

A função aleatória em COBOL retorna números decimais em uma faixa de zero a um . Estatisticamente, os números aleatórios têm uma distribuição retangular , ou seja, cada número é igualmente provável . Um gráfico de uma longa série de números aleatórios terá uma linha relativamente plana que se estende de zero a quase um. Isto contrasta com o normal, ou Gaussian , distribuição, que forma uma curva em forma de sino.
Use

Por si só, os números decimais de função aleatória não são muito úteis , mas se você multiplicá-los por um fator de escala , você cria uma série de números aleatórios adequados para sua aplicação. Por exemplo, para obter números inteiros aleatórios entre um e 52 anos, você usaria a seguinte declaração COBOL : . COMPUTE RANDOM- VALUE = função aleatória (1) * 52 + 1

No comunicado , a função gera números aleatórios maior ou igual a zero e menor do que um . Multiplicando isso por 52 dá-lhe números entre zero e 51. Adicionando um dá-lhe a faixa de um a 52.

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