? MARC é um formato padrão aceito internacionalmente para catalogar e classificar os livros, materiais audiovisuais e outros dados , em busca de materiais ou informações através de um catálogo da biblioteca pública ou privada. Desde a sua criação pela Biblioteca do Congresso dos EUA em 1966 e fusão posterior com a British National Bibliografia em 1997, várias versões e atualizações de formatação MARC garantir que o sistema continua a beneficiar você e as bibliotecas a partir do qual você acessa informações. Identificação
Antes de 1966, a forma mais comum de acessar informações em uma biblioteca foi através de um catálogo de cartões em papel. Os avanços na tecnologia permitiu bibliotecas para digitalizar o catálogo de cartões e com MARC , uma maneira de padronizar catalogação e permitir a comunicação dentro e entre as bibliotecas públicas e /ou privadas. Cada Catalogação registro de leitura óptica segue um conjunto de convenções, normas e diretrizes que organizam informações em código legível por computador . Embora existam muitas versões do MARC , o mais comum em ambos os EUA e Canadá, e com a norma técnica a partir da data desta publicação , é MARC 21 .
Componentes
MARC formatação 21 comunicações se aplica a cinco tipos de informação: bibliográficos , de autoridade, Holdings, classificações e informação da comunidade . Embora as informações cada um fornece varia de acordo com o seu tipo, todos incluem três componentes padrão. O primeiro componente é uma estrutura de registro com base em normas internacionalmente aceites. A segunda é uma designação que identifique o conteúdo do tipo de informação , as suas características e é o componente que suporta a manipulação de dados , incluindo as consultas . O componente final é o conteúdo.
Estrutura de Registro
A estrutura do registo em formato MARC , não importa qual o tipo de informação , tem uma estrutura que inclui um líder , diretório e controle de variáveis e /ou campos de dados. O líder é uma entrada de 24 caracteres que contém os parâmetros de processamento de dados. O diretório é uma entrada de 12 caracteres , que atua como um índice para o registro. O diretório começa com um código de três dígitos que identifica o nome ea função de campo , continuando a revelar a sua localização inicial e comprimento. Controle e de dados Campos variáveis , que diferem consoante o tipo de informações, bem como o nome do campo , fornecer informações adicionais e porque correspondem a tag informações, use o primeiro número da etiqueta para identificar o campo a que pertence cada um . < Br >
Ilustração
Para ilustrar, considere o formato MARC de informação bibliográfica . Marcações variar de 100 a um nível de 800 , incluindo principais campos 100 de nível de entrada, os campos de informações de título /publicação de 200 níveis, campos de descrição de conteúdo 300 de nível , campos de número de série 400 de nível , recursos 500 de nível e notas campos, 600 campos de nível , campos de entrada adicionados 700 níveis e campos gerais ou diversas 800 de nível . Imediatamente após a maioria das etiquetas é uma série de dois indicadores que dão triagem e instruções de preenchimento específico para a marcação . A função de economia de espaço final MARC são os símbolos " 260 " " $ a " "$ b" e " c $ " que substituem as palavras " área publicação ", " local de publicação, " " , nome da editora , "e" data de publicação " em cada registro :
245 14 $ a nova roupa /$ c do imperador adaptado de Hans Christian Andersenand ilustrado por Janet Stevens
no código MARC , 245 identifica o campo como um campo de título, um diz ao computador para registrar o título como uma entrada de catálogo separado e 4 diz ao computador para ignorar os primeiros quatro caracteres no título , utilizando o quinto caractere "e" como a primeira letra de classificação.