? No decorrer do uso regular, sistemas operacionais e software criar um excedente de arquivos desnecessários , o que pode tornar o computador lento . Se você encontrar scripts que dizem que podem arrumar arquivos de determinados tipos de software , você está certo ao se preocupar que o script pode ser malware disfarçado. Você pode tomar medidas , no entanto, para confirmar a segurança de um script arrumado. Script vs Programa
Scripts diferem dos programas em que seus desenvolvedores não compilá-los em código executável. Ao contrário, eles são arquivos que contém uma série de comandos em uma linguagem de script. Estes incluem comandos de lote do Windows, o shell bash e Perl. O intérprete lê estes comandos e produz código de máquina executável para executá-las. Quando você baixar um script para o seu computador , ele não tem qualquer efeito sobre a sua máquina até que você executá-lo com o intérprete apropriado.
Script Perigo
Apesar de um roteiro não pode afetar a sua máquina até que você executá-lo com o intérprete necessário, quando executado, ele pode representar perigo para o seu computador. Os scripts podem conter comandos como os de vírus compilados. Estes comandos podem abrir conexões de rede , o download de arquivos de carga útil maliciosos de servidores operados por hackers , e dizer ao computador para executar esses arquivos com a permissão de sua conta.
Avaliação da Ameaça
< br >
Um script é menos perigoso do que um executável malicioso , porque você pode abrir o arquivo e rever o seu código fonte antes de executá-lo. Scripts de manutenção não precisa abrir conexões de rede ou acessar diretórios que estão além do alcance da finalidade do script. Por exemplo, um script que organiza e remove arquivos de log antigos não precisam acessar outras pastas do sistema sensíveis. Se você ver este tipo de comando suspeito em um script , o script poderia comprometer seu sistema.
Melhores Práticas
Se você não estiver bastante familiarizado com os conceitos de programação para entender como ler o código de um script contém , então você pode seguir duas regras para manter-se de executar um script malicioso . Em primeiro lugar, não se deve baixar os scripts de uma fonte que você não confia . Em segundo lugar, certifique-se de que quando você baixar um script que vem com uma assinatura de arquivo, um md5sum ou um shasum . Estes permitem que você verifique se o arquivo que você baixar não foi modificado .