Ao comprar o software de computador , as pessoas são muitas vezes obrigados a concordar com um Contrato de Licença de Usuário Final . Esta licença serve como ligação acordo legal entre o desenvolvedor do software e que o comprador software delineava os termos de uso , restrições, responsabilidades e obrigações legais. Existem vários tipos diferentes de licenças que um desenvolvedor pode escolher. Freeware
Freeware é o mais liberal de todos os métodos de licenciamento de software . Como o nome indica , o software é dado de graça . Usuários são encorajados a copiar e distribuir o software sem preocupação de violação de direitos autorais .
Shareware
Shareware é uma licença que permite ao desenvolvedor retêm os direitos autorais do software. Como a licença freeware, no entanto , os usuários são encorajados a copiar e distribuir software shareware. O programa , muitas vezes, têm uma limitação , características aleijados ou outros inconvenientes para incentivar os usuários a pagar por uma licença se o software atende as suas necessidades.
Licença Limitada
Também conhecida como uma licença proprietária , uma licença limitada permite que o indivíduo a usar o software , desde que estejam reunidas certas condições. Estes podem incluir um limite para quantos computadores o software é instalado, como o software é usado ou restrições à cópia e distribuição . Alguns desenvolvedores até mesmo optar por reter a propriedade do software, apenas a concessão do cliente o direito de usá-lo.
Volume ou Site License
A licença de volume normalmente carrega o mesmo restrições quanto sua contraparte licença limitada , com uma notável exceção . Ao invés de ser limitado a um ou dois computadores, uma licença de volume permite que o software seja instalado em um grande número de máquinas , enquanto uma licença de instalação abrange todos os computadores em uma determinada organização ou localização .
Aberto software fonte
Open-source é o único que exige código fonte do programa para ser aberto e disponível para todas as partes para ver e manipular . Há um número de licenças , nesta categoria, cada uma com diferentes exigências. Alguns exigem que o software seja livre, enquanto outros permitem que um desenvolvedor de cobrar por elementos de código aberto. Muitos requerem quaisquer alterações ao código fonte para ser tornado público para que a comunidade como um todo pode se beneficiar.