Quando você baixar um programa de software , normalmente você deve concordar com o contrato de licenciamento de software que vem com ele . Licenciamento de software é o meio pelo qual muitos produtores de software distribuir seu software para o público. Em vez de vender o software, distribuidores costumam vender ou dar aos clientes que concordarem com os termos de uma licença para usá-lo . Noções básicas de Licenciamento de Software
A idéia básica por trás de licenciamento de software é que limita como você pode utilizar o software. A licença de software detalha como o programa pode ser usado e quais usos são restritos. Por exemplo, a licença de software informa quantas vezes você pode fazer o download do software e em quantos computadores. Quando você concorda com os termos de licença , você deve respeitá-las ou você está em violação de seu contrato com o desenvolvedor do software.
Direito de Uso
Quando você comprar um programa de software , você normalmente compra o direito de usar o software, mas na verdade, não ele próprio. Embora você possa ter o software no seu computador, você só tem uma cópia do programa para utilizar para seus próprios fins . Você não tem o direito de vender ou doar cópias para os outros. Sua cópia registrada normalmente é reservado apenas para seu uso.
Fatores
Um acordo de licenciamento de software típico abrange várias áreas importantes. Por exemplo, o acordo de licenciamento normalmente irá dizer se o programa pode ser copiado. Ele também inclui informações sobre se você pode distribuí-lo para outras pessoas na sua organização, se a assinatura for comprado por uma empresa. Muitos contratos de licenciamento também abranger se você pode modificar o programa para atender às suas necessidades , ou se ele deve ficar no formato original. Se o software é open source , no entanto , o código está prontamente disponível para qualquer um e modificações são permitidas.
Software Livre
Mesmo se você não tem que pagar por um pedaço de software , normalmente você tem que concordar com os termos de licenciamento de software . Por exemplo, o GNU GPL é uma licença de software comum que é usado para o software livre . Esta licença deixa claro que as pessoas podem utilizar o software e que não vem com nenhuma garantia específica do criador do software. Esta licença ajuda a proteger o autor do software a partir de qualquer litígio em potencial.