Microsoft Access é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional , que faz parte da suíte Microsoft Office Professional . O software combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do usuário e ferramentas de desenvolvimento . Também é possível importar dados de outros bancos de dados de acesso, incluindo Excel, SharePoint , XML, Outlook, HTML e muitos outros tipos de dados. Data Access
Uma das principais vantagens do acesso é a enorme quantidade de fontes de dados que ele pode compreender a partir de qualquer fonte. Importação e exportação de dados em vários formatos é a chave para as vantagens do Access. Ele tem a capacidade de vincular os dados em sua localização existente para visualização , consulta , edição e elaboração de relatórios. Isso permite que os dados a serem alterados e permite que qualquer pessoa com a plataforma de acesso para usar as últimas edições.
Jet Database Format
Access pode usar o formato de banco de dados Jet , que permite a aplicação e os dados em um arquivo para ser facilmente distribuídos para outros usuários que podem executá-lo em outro lugar. Jet permite que vários usuários acessem dados simultaneamente e emprega uma política de bloqueio de dados quando vários usuários tentar escrever os mesmos dados. Começando com o Access 2007, há uma versão específica do Office de Jet que é totalmente compatível com arquivos mais antigos.
SQL Compatibilidade
Outro grande benefício da Microsoft Access é a sua compatibilidade com o SQL . Do ponto de vista do programador, o que dá o software mais utilidade para editar instruções SQL e usá-los diretamente em macros ou módulos do VBA. Isso permite que os dados sejam utilizados no Access para ser vista graficamente ou editado na forma de instruções SQL , tornando mais fácil para manipular tabelas do Access .