Verificação de espaço livre em disco em UNIX é simples usando o utilitário "df" a partir de um shell. O comando "df" é uma abreviatura de " livre em disco . " Isto contrasta com o " du " utilidade relacionados , o que dá a quantidade de espaço em disco que é usado. Embora o comando "df" é bastante uniforme em toda UNIX , os interruptores opcionais podem variar de sistema para sistema. Felizmente , leva apenas alguns segundos para verificar a sintaxe exata para uso em qualquer sistema particular , acessando a página man df. Instruções
1
Trazer um shell de comando ou xterm .
2
tipo "man df" (sem aspas) no prompt de comando para acessar a página de manual para o df comando em seu sistema.
3
Use a página de manual para determinar a troca de comando correto para exibir o espaço livre em disco em kilobytes. Na maioria dos sistemas UNIX, o "df" utilitário exibe informações em termos de blocos em vez de kilobytes por padrão. A mudança para converter isso em kilobytes é " -k " na maioria dos sistemas.
4
Digite o comando apropriado no prompt do terminal, por exemplo " df- k" (sem aspas) .
5
Digitalizar a saída para o espaço livre em disco do volume de interesse. Cada volume do seu sistema vai mostrar em uma linha separada . A primeira coluna mostra o nome do volume , por exemplo " /dev/disk0s2 ". As colunas restantes mostram o tamanho total do volume , como muito do que é usado , quanto está disponível , a capacidade de cento e onde o volume está montado .