O sistema operacional Unix usa permissões para controlar o acesso a arquivos e diretórios. Em Unix, tudo, incluindo diretórios e dispositivos de hardware , é considerado um arquivo . Os mesmos níveis de permissão pode ser usado , independentemente do tipo de arquivo. UNIX também tem permissões separadas para diferentes tipos de usuários. Você pode dar um acesso do usuário, enquanto restringe o acesso de outros usuários. As permissões podem ser representados por qualquer um caractere ou número alfabética . Tipos de Pessoas
Existem três tipos de usuários para os quais as permissões se aplicam - o proprietário , o grupo e outros. Você pode ver as diferentes permissões para cada usuário , digitando " ls-l nome do arquivo" no prompt de comando . A saída parece:
- rwxr - r - 1 user user 3295 2011-08-02 06:58 nomedeficheiro.txt
O proprietário é a pessoa que criou o arquivo. Suas permissões são mostrados como o segundo, terceiro e quarto valores na primeira coluna da saída. Neste caso, as permissões são " rwx " ou ler, escrever e executar. O grupo é um pequeno número de usuários que compartilham o acesso a determinados arquivos. Suas permissões são mostrados como o quinto , sexto e sétimo valores na primeira coluna de saída ( "r - " ou somente leitura). Os outros do tipo , ou do mundo , é todo aquele que não é o dono do arquivo ou no grupo que compartilha o acesso ao arquivo . As permissões para esse tipo são mostrados como os três últimos valores na primeira coluna ( " r - " ou somente leitura).
Ler
A leitura permissão simplesmente dá ao usuário a capacidade de visualizar o conteúdo de um arquivo . O usuário não pode fazer alterações para o arquivo ou executá-lo , se o arquivo é um script. Se a permissão de leitura é definido para um diretório, ele dá ao usuário a capacidade de visualizar o conteúdo do diretório. O octal, ou numérica, representação da permissão de leitura é "4 . " O valor é letra "r ". No exemplo, todos os tipos de usuários podem ler o arquivo.
< br > Escrever
a permissão de gravação dá ao usuário a capacidade de escrever para o arquivo . Se apenas a permissão de gravação está definido , o usuário não pode exibir o arquivo ou executar qualquer script . Se a permissão de gravação está definido para um diretório, o usuário tem a capacidade de criar arquivos dentro do diretório. A permissão de gravação é representado pelo valor octal "2" ea letra "w ". No exemplo, apenas o proprietário teve a capacidade de escrever para o arquivo .
Execute < br >
a permissão de execução dá ao usuário a capacidade de executar um script ou comando. Ele é representado pelo valor octal "1" ea letra " x ". Se um diretório tem o conjunto de permissão de execução , o usuário é capaz de acessar os arquivos e subdiretórios e pode copiar ou movê-los. Todos os comandos Unix tem o conjunto de permissão de execução para todos os tipos de usuários. No exemplo, somente o proprietário tem a capacidade de executar o arquivo.
Mudando permissões
O proprietário de um arquivo ou o usuário root , pode alterar as permissões para um arquivo usando o comando " chmod " . Há duas maneiras de usar o comando chmod - utilizando o valor letra ou o código octal. Para usar o valor carta , a sintaxe é " chmod que opcode permissão. " O "quem" é representado pelas letras "u" (usuário) , "g" (grupo ) , "o" ( outro ) e "a" ( todos). O opcode diz se deseja adicionar ou remover as permissões. Os valores são "+" ( adicionar permissão) , "-" (remover permissão) ou "=" atribuir permissão. As letras são "r ", "w" e "x". Por exemplo, se você quiser adicionar a permissão de gravação para o grupo no exemplo, a sintaxe seria " chmod g+ w arquivo.txt " .
Para usar o código octal, você adicionar as permissões em conjunto para cada tipo de usuário. No exemplo acima , o código de octal para o utilizador seria 7 , e o código de octal tanto para o grupo e outros, seria de "4" . Estes três valores são colocados juntos como usuário, grupo , outros. O código octal no exemplo seria 744 . Para dar as permissões de escrita em grupo, a sintaxe do comando seria " chmod 764 arquivo.txt " .