? Você pode definir colunas em tabelas de banco de dados DB2 em qualquer " data", " tempo" ou "Formatos timestamp " para armazenar informações em tempo relevante. Os valores de timestamp incluir uma data seguido pelo tempo , definida para seis posições precisão microssegundo . A hora é útil quando é fundamental saber exatamente quando ocorre um evento ou para classificar os dados em ordem de entrada . Muitos aplicativos usam marcas de tempo para gravar os tempos de entrada e de atualização para fins de auditoria. Instruções Use Armazenamento de Trabalho 
 1 
 Definir um campo que contém apenas 10 bytes. Este exemplo utiliza sintaxe COBOL na área do armazenamento de trabalho . O "01" é o indicador de nível. " WS- DATA " é o nome do campo. " PIC " indica a cláusula de imagem com o "X (10) ", indicando que o campo é uma string de 10 bytes . 
 
 01 WS-DATE PIC X (10). 
 2 
 Selecione uma coluna timestamp de uma tabela DB2 utilizando uma linguagem de consulta estruturada ( SQL) . Digite a seguinte instrução SQL para o programa : 
 
 Selecione TIMESTAMP_VALUE DE TEST_TABLE 
 3 
 Mova o " timestamp_value " para o campo mais curto armazenamento de trabalho para truncar todas as informações após a data . 
 
 MOVIMENTO tIMESTAMP VALOR PARA WS- DATA . 
 
 Se o timestamp contém " 2010-01-01-10.30.02.123456 , " WS- DATA é igual a " 2010-01-01 ". Use WS- DATA em " inserir " ou " atualização " declarações , bem como em "onde" cláusulas. 
 Converter o Timestamp para uma data dentro de uma instrução SQL 
 4 
 Converter o formato timestamp para o formato "encontro" com a função de " data ", no " selecione" declaração . 
 
 SELECT DATE ( CURRENT TIMESTAMP ) FROM SYSIBM.SYSDUMMY1 
 
 Essa instrução retorna a parte de data do carimbo de hora atual do sistema. A tabela sysdummy1 é uma tabela especial na memória fornecido pela IBM de funções do sistema , que não necessitam de uma tabela definida pelo utilizador . Substitua um nome de tabela definida pelo usuário e coluna para recuperar dados armazenados 
 
 Se a hora atual do sistema é " 2010-01-01-10.30.02.123456 ", o resultado da instrução SQL é " 2010-01 . - 01 , " 
 5 
 Use o " " função SQL para converter um timestamp de uma data no " cast selecione " instrução SQL. A declaração "cast" reformata um valor com base em parâmetros dentro dos parênteses . Neste exemplo , o valor é " timestamp atual " e é reformatado usando o formato " data " . 
 
 SELECIONE CAST ( TIMESTAMP atuais DATA ) FROM SYSIBM.SYSDUMMY1 
 
 Se o sistema atual timestamp é " 2010-01-01-10.30.02.123456 ", o resultado da instrução SQL é " 2010-01-01 ". 
 6 
 Verifique se o "cast" e funções " data" retornam os mesmos resultados , utilizando-os dentro de um comando SQL. 
 
 SELECT DATE ( CURRENT TIMESTAMP ) , 
 
 CAST ( TIMESTAMP atual como DATE) 
 
 dE SYSIBM.SYSDUMMY1