programas de produção SAS SAS macros podem simplificar que requerem o uso de código repetitivo. SAS linguagem macro permite programadores desenvolvam código modular que pode, então, ser aplicado e utilizado por outros programas . Dois componentes formam uma macro SAS: os códigos de macro ( uma macro que é definido em um programa pelo usuário ) ea variável de macro. As variáveis de macro existem como variáveis definidas pelo usuário ou , variáveis do sistema pronto internos conhecidos como variáveis automáticas . Finalidade variáveis macro Automático embutido
Diversas variáveis já estão definidos e disponíveis para uso uma vez um programador abre o pacote de software SAS . Estas variáveis internas são conhecidos como variáveis macro automáticas e são indicados com o prefixo " SYS " e , em seguida, o nome da função . Macros simplificar a codificação de um programa SAS , permitindo que um usuário para chamar uma função pré- definida em uma determinada peça de dados. Isso ajuda a modularizar e promover a codificação eficiente.
Invocação de variáveis macro de código de macro
Uma chamada macro dentro de um programa é feita quando uma instrução é precedida por qualquer um por cento assinar ou o comercial . Para chamar os códigos de macro definidas pelo usuário , coloque um "%" antes da função ou macro nome do programa. Para chamar uma variável macro , coloque um "& " antes do nome da variável. Uma vez invocado, variáveis macro automáticas são globais e se tornar disponível para outras rotinas dentro do programa.
Data e Hora Função variáveis macro
do built -in macro variáveis disponíveis no SAS , dois dos mais populares e utilizados de forma consistente são SYSDATE e SYSDAY . Uma chamada de "& SYSDATE " retorna a data atual em DATE6 . ou DATE7 . formato . A variável SYSDAY retorna o dia da semana atual . SYSTIME gera a hora de início de um trabalho de SAS .
Sistema de Meio Ambiente e Variáveis Hardware
variáveis automáticas macro também pode descrever o estado de um ambiente de computação. SYSDEVIC exibe o nome da placa de vídeo atual. SYSVER e SYSPROD retornar a versão do software SAS e se um produto SAS está licenciado . SYSSCP , SYSENV e SYSINFO fornecer detalhes sobre o sistema operacional e ambiente atual do computador com o SAS .
Macros que fornecem informações Programa
macros automáticas dentro de um programa SAS pode transmitir informações valiosas sobre a disponibilidade de conjuntos de dados , variáveis e valores gerados dentro de um programa . SYSDSN e SYSLAST exibir informações sobre o último conjunto de dados construída a partir de um conjunto de instruções . SYSMSG e SYSERR pode ajudar com a depuração de código gerado pelos procedimentos SAS. SYSINDEX , SYSPBUFF , SYSBUFFR e SYSLIBRC fornecer detalhes específicos de trabalho relacionados com o respeito de que macros ou texto estão contidos com as declarações do programa ou atribuições de variáveis . SYSJOBID fornece a última pessoa a executar o programa.
Exibir uma lista completa de Built-In SAS Macros
Para chamar a lista completa de built-in macros SAS acessível dentro de um programa, digite e execute o seguinte código no editor SAS:
proc dados de impressão = sashelp.vmacro ; executar ;