programação linear é uma ferramenta de negócios , bem como um conceito matemático . Suponha que você tem que decidir se gastar o seu orçamento limitado de matérias-primas em alguns produtos caros ou uma quantidade maior de mercadorias baratas irá gerar o maior lucro. A programação linear transforma esses problemas em equações algébricas e encontra a solução ideal. Para problemas lineares complexos, com muitas variáveis , os computadores lidar com a tarefa melhor do que seres humanos. Programação Linear
Para aplicar a programação linear para um problema do mundo real , o problema deve envolver variáveis de decisão, um objetivo e restrições. Se você está escolhendo entre produção high-end e produtos low-end , as variáveis de decisão seria o número potencial de cada produto que você pode fazer . O objetivo é uma figura que você quer maximizar ou minimizar , por exemplo determinar o mix de produtos , que gera lucro máximo. As restrições são tudo o que o limita , como as matérias-primas máximas que você pode pagar ou o número de horas para a esquerda antes de enviar os produtos .
Linearidade
Você só se aplicam problemas de programação linear para onde as variáveis e restrições relacionam uns com os outros de uma forma linear . Se o número de produtos mais caros que você pode fazer se põe como o número de produtos baratos sobe, isso é um problema linear , se não há nenhuma relação entre os dois , é não-linear. As restrições no programa linear não deve ser arbitrária , tampouco. Se você decidir arbitrariamente para limitar a produção de 10 mil itens , que podem não se encaixar com o que diz a programação linear é o uso máximo de recursos .
Solving
Off programas de computador de prateleira estão disponíveis para resolução de problemas de programação linear , embora você também pode codificar o seu próprio programa , se você tiver a perícia. Para usar um programa, você primeiro identificar as variáveis , os constrangimentos e seu objetivo. Em seguida, convertê-los em equações: A restrição de manufatura pode ser x + y = 10, com " x" é o tempo gasto com o produto high-end, "y " é o tempo gasto montar o produto mais barato e "10" , representando 10.000 horas - trabalho que você tem que colocar a fazê-los. Quando você converter tudo a equações , você alimentá-los para o computador para resultados.
Limitações
Para um programa linear para trabalhar ele tem que obedecer a certas suposições. Uma delas é a proporcionalidade : se você dobrar a quantidade de produto que você faz , isso significa o dobro do custo eo dobro do lucro. A suposição de aditividade significa que a quantidade de uma variável - o custo do produto low-end , por exemplo - não é afetado pela quantidade de produtos high-end você fabrica . A programação linear também exige certeza os números que você usa para os custos, vendas projetadas e outros não- variáveis. Você pode falsificar essas premissas até certo ponto , mas além desse ponto , a programação linear quebra.