? COBOL, o Common Language Business- Oriented , tem sido um pilar de programadores de software comerciais desde suas origens em 1959. Embora COBOL lida mais facilmente formatos numéricos e dados de texto padrão , você também pode usá-lo para exibir os valores hexadecimais. Os números hexadecimais , ou hexadecimal, são um formato de base- 16 usado para representar todos os dados dentro de um computador. Hex é útil para depuração de programas ; usá-lo, você pode identificar o conteúdo exato de memória do computador. Hex Formato
engenheiros de computador adotado o hexadecimal , ou base -16, sistema de numeração como uma maneira conveniente de representar bits de computador. Em vez de escrever e mostrar bits individuais , um computador exibe dígitos hexadecimais que representam quatro bits cada. Cada dígito hex assume 16 valores diferentes , porque 10 números decimais são insuficientes para expressar este valor, dígitos hexadecimais usar os números de zero a nove , mais as letras de A a F. Você pode mais facilmente usar o número hex " A081 " do que o equivalente binário " 1010000010000001 ", por exemplo .
Hex Literal
COBOL como em outras línguas , valores literais são úteis para inicializar áreas de dados , redefinir variáveis e realizar muitas outras tarefas domésticas tarefas. " . JONES INC SEMANAL DE ENVIO " Por exemplo , você define o título de um relatório de envio para o valor de texto literal , Na ocasião, você pode ter que definir uma variável a um número hexadecimal , para fazer isso, iniciar o valor com um " X " , como as seguintes declarações COBOL mostrar :
05 HEX-CODE PIC X (01 ) VALOR X" 2D 2D "TO "
ou
MOVER X ". hEX- CODE.
Note que aspas cercam o valor hexadecimal . Usando esta técnica, você vê o valor de uma variável em hexadecimal , embora somente no código fonte de um programa listando .
Debugger
Para identificar a causa do código quebrado , os programadores usam uma ferramenta de software chamado de um depurador. O depurador permite que o programador para ver exatamente como o programa é executado e permite que ela veja o conteúdo de variáveis de memória do programa. Um bom depurador permite que você veja o conteúdo da memória em diferentes formatos, incluindo texto, números e hex . Embora um pouco mais difícil de ler do que números ou texto familiar, um display hexadecimal revela os dados exatos armazenados na memória. Ao observar a forma como as alterações de dados como o programa é executado , o programador pode encontrar a causa do problema.
Hex Dump
Algumas versões do COBOL tem um recurso que gera uma listagem denominado um " hexadecimal " se o programa trava . O hexadecimal é um display hexadecimal de todas as variáveis na memória do programa , juntamente com um mapa de onde as variáveis residem na memória . Porque isso só funciona quando o programa termina de forma anormal , e porque mostra toda a memória de um programa, você não pode usar esta técnica para a exibição de alguns valores hexadecimais ao executar um programa normalmente.
Adicionado Código < br >
maioria das versões do COBOL não têm uma função built-in para exibir alguns valores hexadecimais. Em vez disso, você deve adicionar o código de programação que converte os valores em hexadecimal, então os exibe. Tal além de um programa incluiria uma variável definida como uma matriz de bytes únicos , em "Procedimento de divisão", do programa de exames de rotina do byte array de bytes e converte cada byte de uma tabela equivalente de caracteres de texto. Quando o programa exibe os caracteres de texto , que tem a aparência de valores hexadecimais . Por exemplo, o programa traduz a cadeia de caracteres "ABC" para a seqüência equivalente " C1C2C3 . " Os dois primeiros caracteres , " C1 ", por exemplo , representar a letra "A" em hexadecimal .