Fortran, uma das línguas mais antigas de programação ainda em uso diário , tem uma grande biblioteca de funções matemáticas adequadas para a engenharia , ciência e estatística aplicada . Os cientistas e estatísticos que analisam grandes conjuntos de dados encontrar a função de erro útil ; Fortran inclui isso em várias versões padrão da língua. Quando você passar um número para a função de erro , ele retorna outro que ajuda a determinar a probabilidade de um evento. Descrição
A função de erro é semelhante a uma curva de distribuição de Gauss , quanto mais você sair nas "caudas" da curva , menor será a probabilidade de um evento . A " distância " de um desvio padrão ou um sigma , desde a origem do eixo y da curva de sino cobre cerca de 68 por cento dos eventos sob a curva. Dois sigmas cobrir 95 por cento , 99,7 por cento representam três , e assim por diante . Não importa o quão longe você vai, você nunca chegar a 100 por cento , apesar de você chegar muito perto . A função de erro retorna 0,84 para um sigma, 0,995 para dois e 0,99998 para três. Se você pegar a função de erro de um sobre a raiz quadrada de dois , ou cerca de 0,707 , você recebe 68 por cento , duas vezes 0,707 ou 1,414 , produz 95 por cento e três vezes 0,707 dá 99,7 por cento. Ao utilizar a função de erro , é possível determinar a probabilidade de um determinado evento não ocorrerá com base na sua distância do centro de uma curva de sino.
Nomes das Funções
para utilizar a função de erro padrão em Fortran, você especificá-lo como na seguinte linha de código :
problemas
= erf (teste /sqrt ( 2.0) )
teste é uma variável que contém um número que deseja avaliar. Erf () recebe um parâmetro número real, isto é, um número com casas decimais , e retorna um número real como resultado. Note que o exemplo divide o valor de teste pela raiz quadrada de dois, você precisa fazer isso a fim de obter a probabilidade correta. Em addtion para erf () , Fortran inclui erfc (), a função de erro complementar . Erfc ( x ) é o mesmo que 1 - erf ( x ) . A função de erro complementar lhe dá a probabilidade de que um evento irá ocorrer, como "x" se torna maior, erf (x ) torna-se muito pequeno e , portanto, menos provável. A terceira função , erfc_scaled () , calcula uma função de erro complementar exponencialmente escalado .
Método
Internamente , Fortran usa um algoritmo , ou receita matemática , por calcular a função de erro . O algoritmo específico usado depende da versão do Fortran que você tem , mas não calcula os valores exatos mas calcula aproximações. Isto é porque , matematicamente , a função de erro é uma série infinita de Taylor , semelhante ao seno de um ângulo , que pode demorar infinitamente longo para calcular um valor exacto . O algoritmo calcula os primeiros termos da série de Taylor da função de erro . Esta é uma abordagem prática que produz , respostas úteis precisos razoavelmente rapidamente.
Versões Fortran
Nem todas as versões do Fortran ter funções de erro construídos dentro Fortran77 , por exemplo, não faz , embora o livre , de código aberto GNU gfortran não inclui as funções . A especificação Fortran 2008 inclui as funções de erro . Se a sua versão do Fortran está faltando estas funções , você pode escrever uma função definida pelo usuário ou usar uma biblioteca de software matemático de terceiros .