Transformações tridimensionais em computação gráfica
As transformações tridimensionais (3D) são operações fundamentais em computadores gráficos que nos permitem manipular objetos no espaço 3D virtual. Essas transformações são usadas para:
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Posição e objetos Orient: Mova, gire e escala objetos para criar cenas realistas.
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Criar animações: Ao aplicar transformações ao longo do tempo, podemos animar objetos, fazendo -os se mover e interagir no mundo virtual.
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Ajuste os pontos de vista da câmera: Modifique a perspectiva da qual a cena é vista.
Aqui está um colapso das transformações 3D comuns:
1. Tradução: *
Definição: Muda um objeto ao longo dos eixos x, y e z.
*
Representação da matriz: `` `
| 1 0 0 TX |
| 0 1 0 ty |
| 0 0 1 TZ |
| 0 0 0 1 |
`` `
* Tx, ty, tz representam as quantidades de tradução em cada eixo.
2. Rotação: *
Definição: Gira um objeto em torno de um eixo.
*
Representação da matriz: *
rotação em torno do eixo x: `` `
| 1 0 0 0 |
| 0 cos (θ) -sin (θ) 0 |
| 0 sin (θ) cos (θ) 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
*
rotação em torno do eixo y: `` `
| cos (θ) 0 sin (θ) 0 |
| 0 1 0 0 |
| -sin (θ) 0 cos (θ) 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
*
rotação em torno do eixo z: `` `
| cos (θ) -sin (θ) 0 0 |
| sin (θ) cos (θ) 0 0 |
| 0 0 1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
* θ representa o ângulo de rotação.
3. Escala: *
Definição: Altera o tamanho de um objeto ao longo dos eixos x, y e z.
*
Representação da matriz: `` `
| SX 0 0 0 |
| 0 sy 0 0 |
| 0 0 SZ 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
* SX, SY, SZ representam os fatores de escala em cada eixo.
4. Cisalhamento: *
Definição: Distorce a forma de um objeto deslizando um lado ao longo de um determinado eixo.
*
Representação da matriz: *
cisalhamento ao longo do eixo x: `` `
| 1 shx 0 0 |
| 0 1 0 0 |
| 0 0 1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
*
cisalhamento ao longo do eixo y: `` `
| 1 0 THY 0 |
| 0 1 0 0 |
| 0 0 1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
* Shx, tímido representa os fatores de cisalhamento ao longo de cada eixo.
5. Reflexão: *
Definição: Vira um objeto em um plano (por exemplo, espelhamento).
*
Representação da matriz: *
Reflexão no eixo x: `` `
| 1 0 0 0 |
| 0 -1 0 0 |
| 0 0 1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
*
Reflexão no eixo y: `` `
| -1 0 0 0 |
| 0 1 0 0 |
| 0 0 1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
*
Reflexão no eixo z: `` `
| 1 0 0 0 |
| 0 1 0 0 |
| 0 0 -1 0 |
| 0 0 0 1 |
`` `
Combinando transformações: * As transformações podem ser combinadas multiplicando suas matrizes na ordem desejada. Isso permite manipulações complexas de objetos.
Exemplo: Para girar um objeto 45 graus ao redor do eixo z e depois traduzi-lo 5 unidades ao longo do eixo x, realizaríamos as seguintes operações:
1.
rotação: Multiplique as coordenadas do objeto pela matriz de rotação z (θ =45 graus).
2.
Tradução: Multiplique o resultado da etapa 1 pela matriz de tradução (tx =5, ty =0, tz =0).
As coordenadas finais representarão o objeto após a aplicação de ambas as transformações.
Compreender essas transformações é crucial para manipular objetos em gráficos 3D, permitindo a criação de mundos virtuais realistas e dinâmicos.