O servidor de banco de dados DB2, um produto de software IBM , usa a Structured Query Language padrão da indústria para a manutenção e gestão de dados. Entre outras características , o SQL suporta funções e procedimentos armazenados. Um procedimento armazenado é um conjunto usado frequentemente de instruções SQL mantidos no banco de dados para a velocidade e conveniência. A função é semelhante , embora ele retorna um valor quando chamado . SQL
SQL é uma linguagem de programação desenvolvida especificamente para gerenciar bancos de dados. Ele consiste em um conjunto de instruções que adicionam e alteram dados , criar estruturas de banco de dados e produzir relatórios. O programa servidor DB2 recebe estas declarações, em seguida, avalia e executa -los. Todas as instruções SQL passar pelo servidor , por isso reforça a segurança de dados. As declarações podem vir de programas aplicativos ou utilitários de banco de dados . Os programadores utilizam os utilitários para tarefas de manutenção; programas de aplicação enviar instruções SQL pré-programados para o servidor para atualizar os dados e gerar relatórios de rotina
Stored Procedures
O servidor DB2. verifica todas as instruções SQL antes de executá-las . Se uma declaração tem erros ortográficos ou não testes de segurança , ele rejeita a declaração e não tenta executá-lo. Um programador que usa o SQL diária normalmente tem um catálogo de declarações particulares e comandos que ela usa com freqüência. Em vez de submeter as mesmas instruções SQL , ela pode optar por criar procedimentos armazenados a partir deles. O procedimento armazenado cria uma entrada no banco de dados que contém a instrução que deseja usar. Ao criar o procedimento armazenado, o servidor avalia a declaração e salva -lo em um formulário pré-aprovado. A partir daí, se o programador quer executar essa tarefa, ela simplesmente usa o nome do procedimento armazenado. Ao contrário do SQL "raw" , o servidor não reavaliar o procedimento armazenado , o servidor executa -lo imediatamente , poupando tempo. Quanto mais vezes um sistema usa uma instrução SQL , mais sentido faz para criar um procedimento armazenado para ele.
Funções internas Em
SQL para DB2 inclui funções embutidas para fazer cálculos matemáticos , manipular cadeias de caracteres e realizar uma variedade de outras tarefas. Funções assumir a forma geral de um nome , seguido por um ou mais parâmetros . Por exemplo , para listar uma série de números a partir de um banco de dados , juntamente com os seus valores absolutos , você usa a seguinte instrução SQL :
Selecione data_value , ABS ( data_value ) FROM data_table ;
A instrução SELECT exibe o número no campo " data_value ", em seguida, executa a função de valor absoluto ABS () no campo e exibe esse número ao lado do primeiro.
funções definidas pelo usuário
Se você executar certos grupos de cálculos ou funções de manipulação de seqüência de freqüência, você pode criar uma função definida pelo usuário, ou UDF. Tal como acontece com o procedimento armazenado, a UDF cria uma entrada pré-aprovado no banco de dados contendo as declarações que você usar , economizando digitação e computador tempo. Por exemplo , uma empresa de engenharia podem frequentemente usar a fórmula para a área da superfície de uma esfera . Um administrador de banco de dados cria uma função definida pelo usuário com as seguintes instruções SQL :
CREATE FUNCTION SPHERE (RADIUS SINGLE) IDIOMA SQLCONTAINS SQLNO EXTERNO ACTIONDETERMINISTICRETURNS SINGLERETURN (4 * 3,14159 * RADIUS ** 2)
para usar a função SPHERE , um programador utiliza o SQL como o seguinte :
Selecione radius_measurement , ESFERA ( radius_measurement ) FROM measurements_table ;