Diretor utilização de CPU no Linux pode ser uma dor , especialmente em um servidor Linux, sistema de múltiplas CPU ou sistema compartilhado . No entanto, existem várias ferramentas que o ajudam a lidar com o problema . O mais básico é "top ", o programa de linha de comando que exibe informações básicas sobre os processos em execução no computador. Outros programas de fornecer informações sobre diferentes CPUs, e os dados de uso da CPU agregados para longos períodos. Usando Top
Top dá um relatório em tempo real sobre a utilização da CPU - quais processos estão usando a quantidade de CPU . Digitando "top" em qualquer terminal Linux inicia o programa . A partir desta interface, você pode ver os principais usuários da sua CPU e matar processos que são desnecessários . Ele também exibe o "usuário " do processo , que é na maioria das vezes "root" ou o próprio sistema. Por padrão, os processos são listados em ordem de mais CPU utilizada. Top também dá outras estatísticas no topo da tela , tais como o tempo de atividade e uso de memória .
Mpstat e Sar
Ao contrário de topo , mpstat e sar não são Linux nativo programas, você precisará instalar um pacote chamado " sysstat " , a fim de usá-los - digite " apt- get install sysstat " na linha de comando para o Debian ou Ubuntu. Uma vez que você instalou-los , você pode usar mpstat para visualizar as estatísticas para várias unidades de processamento : a unidade listada como " 0" o primeiro da lista e as unidades subsequentes serem listados em seguida. Sar é um programa que monitora a utilização da CPU durante longos períodos de tempo , dividindo as estatísticas de uso entre os programas do usuário , programas de sistema e tempo ocioso.
Identificação de locais de carga da CPU
O comando a seguir dá-lhe uma lista dos principais processos que utilizam CPU : "ps -eo pcpu , pid , usuário, args