Linux , a alternativa de sistema operacional livre para Windows e Mac, tem muitos pacotes de software e utilitários gratuitos que podem tornar sua vida mais fácil calcular . Muitos - senão a maioria - da racionalização e agendamento de utilitários disponíveis para Windows e Mac são ou também escrito para Linux ou ter um pacote equivalente disponível. Cron é um utilitário em Linux que permite agendar e automatizar tarefas. O utilitário existe dentro de um arquivo chamado " crontab ", e que arquivo pode ser editado usando um editor de texto padrão. Instruções
1
Abra um terminal. Navegue até o diretório /etc , digitando " cd .. /.. /Etc" .
2
Comece cron , digitando " crontab- e". No Ubuntu , a primeira vez que você executar este comando, você será solicitado a escolher um editor. Você tem a opção de ed, nano ou vim. Escolha um editor e abrir o arquivo. Alternativamente , você pode alterar o editor padrão para cron , digitando " exportação = visual" editor "( sem aspas ) em um terminal antes de digitar " crontab -e " , onde ' editor ' é a sua escolha de editor de texto. Emacs é uma escolha popular.
3
Edite o arquivo crontab, ou criar uma nova entrada . Cada entrada no arquivo crontab tem sete campos. No fim , eles são minuto, hora , dia do mês , mês, dia da semana, nome de usuário e tarefa. Assim, por exemplo , para executar uma determinada tarefa a cada sexta-feira às 11:32 , você deve digitar " 32 11 ** TAREFA raiz sex " (sem aspas). Nesta entrada particular, a tarefa é executada pelo usuário root , e com o símbolo "*" é o símbolo curinga, dizendo cron para ignorar o campo . Em outro exemplo, para executar uma tarefa todas as noites às 18:00 como o usuário JoeSchmo , você deve digitar " 00 18 *** JoeSchmo usr /bin /TAREFA " .
4
Crie a sua tarefa para entrar em seu arquivo cron. Tarefas normalmente tomam a forma de um comando Linux ( "tar czf /usr /local /backups /diário /etc.tar.gz /etc " vai tar o conteúdo do arquivo de backup diário , por exemplo. ) Você também pode criar um script arquivo, altere suas permissões para torná-lo executável, e chamar o arquivo de script em sua entrada cron. Por exemplo, se você tem um script chamado " smurf ", altere suas permissões , digitando " chmod 755 smurf " . Agora, em sua entrada no cron , você pode digitar " 32 11 raiz fri . ** /Smurf " para executar o arquivo " smurf " todas as manhãs de sexta-feira .
5
Anexar ">> /dev /null 2 > & 1 " para a entrada depois da especificação da tarefa para impedir a tarefa de dirigir a saída para um terminal . Neste caso, a saída padrão (1) é enviado para /dev /null , o lixo Linux pode, e " 2> & 1 " (2 ) envia o erro padrão para o mesmo lugar que a saída padrão (1).
6
Salve o arquivo crontab quando terminar de editá-lo. As entradas agora vai correr como previsto, uma vez que o comportamento padrão do cron é executado automaticamente na inicialização.
7
Liste suas entradas cron , digitando " crontab- l" no terminal (no diretório /etc . ) Typing " crontab- r" irá apagar o arquivo cron. Se você estiver logado como root , você pode editar o arquivo cron de um usuário específico , digitando " crontab- e- u username. "