Quando se trata de instalação de software no Linux , você tem uma opção mais fácil do que baixar o código fonte e compilá-lo especificamente para o seu sistema : o download do software em pacotes que são projetados para trabalhar com um sistema de gestão específico. Aprender a usar esses sistemas de gerenciamento de pacotes , como o RPM , irá tornar mais fácil para você instalar , atualizar e remover o software para o seu sistema Linux. Sistemas de gestão RPMs
pacote fornecem uma estrutura para a instalação e atualização de software em sistemas operacionais , bem como a remoção de software instalado. Cada sistema de gerenciamento de pacotes tem um formato específico para seus pacotes de software : arquivos de código-fonte, executáveis binários , páginas de manual , e as informações sobre a dependência da aplicação em outras peças de software para funcionar corretamente . RPM é um tal sistema de gerenciamento de pacotes para os sistemas operacionais Linux , e é comumente usado no Fedora , é contrapartida empresa Red Hat, e openSUSE. Seus pacotes de usar o " rpm ". Extensão de arquivo, comumente referido como " RPMs . "
Command Line Package Instalação
Se você trabalha em um Linux sistema que usa pacotes RPM , você pode instalar programas que baixar em pacotes RPM a partir da linha de comando. Abra um terminal , digite " cd " seguido do diretório no qual você baixou o pacote RPM. Use o comando " rpm- ivh ( nome_do_pacote ) . Rpm " para instalar o software. Se você baixou o RPM para uma atualização para um pedaço de software que já está em seu sistema , use o comando " rpm- Uvh ( nome_do_pacote ) . Rpm " para atualizar o software. Você precisará ter privilégios de root para fazer qualquer um, por isso certifique- se de que você quer entrar no modo root com o comando "su" antes de executar os comandos ou adicionar "sudo " antes dos comandos se a sua conta está na lista sudoers . Se você usar o "sudo ", então os comandos será parecido com "sudo rpm- i ( nome do pacote ) . Rpm " ou " rpm- U ( nome_do_pacote ) . Rpm ", respectivamente.
< Br > remoção do pacote de linha de comando
Quando você instalar pacotes de software com sistemas de gerenciamento de pacotes , como o RPM, remoção de software não é tão simples como arrastar a pasta para a lixeira ou digitando " rm " no comando linha. Software de gerenciamento de pacotes rastreia informações sobre o que o software está instalado e suas versões em bancos de dados que ajudam a controlar o software instalado para obter atualizações e dependências de software . Para evitar problemas com as instalações de pacotes futuros ou upgrades, você deve usar o comando " rpm- ev ( SoftwareTitle ) " no terminal. Você deve deve ter privilégios de root para remover o software instalado a partir de RPMs , da mesma forma que você precisa desses privilégios para instalá-los .
Distribution Management Package
Enquanto você pode usar o programa " rpm " para gerenciar diretamente o software de pacotes RPM , muitas distribuições Linux que usam grandes pacotes de software rPM incluem ferramentas de gerenciamento de pacotes integrados que automatizam o processo de download, instalação e remoção de software. Ferramentas como o "yum" para o Fedora e Red Hat e " yast " para o openSUSE fazer a instalação do software pode acessar repositórios online de pacotes RPM para baixá-los para você, verificar automaticamente e baixar outros pacotes de software sobre o qual o pacote que você deseja instalar depende , e verifica automaticamente para as versões atualizadas do software instalado para você. Você pode aprender mais sobre essas ferramentas , digitando "man yum" na linha de comando se você usa o Fedora ou Red Hat Linux, ou " homem yast " na linha de comando , se você usar o openSUSE .
< Br >