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Fácil de fazer QBasic Jogos
BASIC , que significa All-Purpose Código Instrução Simbólica do novato , ainda é a linguagem de programação mais conhecida lá fora, para os iniciantes , e QBasic é um interpretador simples para ele através do qual você pode escrever e executar programas . Há ainda uma comunidade considerável de QBasic amadores lá fora , e aprender a fazer jogos QBasic ensina fundamentos de programação e é muito divertido . Introdução ao QBasic

Se você não tem QBasic em seu sistema, você pode baixar a versão original em QB site de Pete (consulte Recursos) , ou uma versão mais recente chamado QB64 que é projetado para ser compatível com o original . Uma vez que você abri-lo, você será presenteado com uma tela azul . Digite o seguinte : " "

CLSPRINT "Olá , mundo " INPUT " Qual é o seu nome "; nome $ PRINT "Olá "; ; nome $ END

Em seguida, pressione Shift + F5 para executar o programa . Aqui está o que está acontecendo:

" CLS " significa " tela clara " e garante que seu programa começa com uma tela em branco , caso contrário , você vai ver os restos do programa anterior

" PRINT. " simplesmente imprime uma seqüência de texto na tela. Se você está apenas a impressão de um número, você não precisa as aspas.

" INPUT" é uma forma de pedir a entrada do usuário. O fim da linha ", nome de $", é uma variável : é onde a resposta do usuário será armazenado. Você pode chamá-lo de tudo o que você gosta; . Variáveis ​​que contêm texto deve terminar com "$" , e as variáveis ​​que contêm apenas números deve terminar com "%"

A segunda linha de estampas "PRINT" texto junto com o que o . usuário introduzido

"END" , previsivelmente, termina o programa

QBasic jogos de adivinhação

Digite o seguinte código no QBasic : .

CLSchances % = 1RANDOMIZE TIMERnumber % = INT ( RND * 10) + 1PRINT " estou pensando em um número de 1 a 10. Você tem três chances para acertar . "

FAZER QUANDO chances % < 4PRINTPRINT "Você é do acaso #" ; chances %; PRINTINPUT " Adivinhe o número" . " "; acho % IF palpite % = número % THENGOTO youwinELSEIF acho % < número % THENPRINT " muito baixa ". ELSEIF acho %> número % THENPRINT " muito alto ". ELSEPRINT "Houve um erro. Tente novamente ". IFchances END % = chances % + 1LOOP

PRINTPRINT " Você ficou sem chances ! Desculpe! " END < br >

youwin : "!" PRINTPRINT "Você adivinhou o número o número era"; ; " número % "
END

neste jogo , o programa cria um número aleatório de 1 a 10 e oferece três chances para acertar, dando-lhe pistas após as duas primeiras dicas. Ele inclui uma série de conceitos de programação .

Depois de limpar a tela, " chances % = 1" cria uma variável número e define-o para 1. Isto irá acompanhar todas as chances que o jogador tem que adivinhar o número.

As próximas duas linhas criar o número aleatório. " RANDOMIZE TIMER" é simplesmente o método QBasic usa para chegar a randomizar seus números. A próxima linha , " número % = INT ( RND * 10) + 1" , cria um número aleatório de 1 a 10 e armazena na variável número %. Parece complicado , mas basicamente é só dizer "Faça -se um dos primeiros dez números inteiros positivos. " O " + 1 " no final torna -se de que o número será de 1 a 10 e não de 0 a 9 .

O " WHILE ... " linha cria um loop. Sempre que você vê uma linha que começa com " fazer", desloque-se um pouco até encontrar uma linha que diz " LOOP ". Tudo entre essa linha vai continuar a circular uma e outra vez até que uma determinada condição é satisfeita - . Neste caso, até chances % já não é menos do que quatro (ou " < 4" na programação de falar)

o programa então pede um palpite com o comando INPUT, armazena em palpite % , e passa a processá-lo com o " IF ... THEN ... ELSE " método. Como você pode ver , ele funciona de forma lógica : "Se uma declaração é verdadeira , então faça isso; ELSEIF outra afirmação é verdadeira , então faça isso , senão qualquer outra coisa é verdade, então faça isso. "

O único extra aspecto é o comando GOTO. Neste caso , se o número estiver correto , o programa vai para a seção do documento identificado como " youwin " .

Logo antes do final do ciclo , há a linha " chances % = chances % + 1" . Isso é para garantir o ciclo só é executado três vezes.

Se o loop é executado três vezes eo jogador nunca foi enviado para a seção " youwin " , o jogador perde , por isso, logo após o loop é uma linha informando o jogador da perda. Abaixo é a seção " youwin " , declarou apenas por escrever o nome da seção com dois pontos.
Mais idéias de jogos

Com PRINT , INPUT , SE ... ENTÃO ... MAIS, e GOTO , você tem tudo que você precisa para criar uma aventura de texto fácil de fazer . Aqui está um código de exemplo :

casa : INPUT " Você está de pé em uma casa que você gostaria de fazer. "; Escolha $ IF escolha $ = " ir para cima " THEN GOTO casa upstairsELSE GOTO

Tente fazer isso tão complexo como você pode com base no que você sabe . E para mais inspiração , a web oferece uma grande variedade de downloads gratuitos de jogos QBasic . Reproduzi-los e examinar o código por trás deles para aprender novas técnicas e ter idéias.

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