A mediana representa o valor médio dos dados em um determinado conjunto de números. Se o conjunto de dados inclui um número ímpar de valores , então a mediana é o valor que tem o mesmo número de valores acima e abaixo do seu próprio valor . Dada uma lista de números mesmo a mediana é igual à média dos dois valores centrais . O conceito de mediana é frequentemente utilizado por cientistas e engenheiros para determinar a propagação e de tendência central em um conjunto de dados. Coisas que você precisa
Calculadora
Show Mais instruções
1
Organizar os dados em ordem numérica , escrevendo- esquerda para a direita do valor mais baixo para o mais alto . Por exemplo , considerar o conjunto de dados 9 , 4 , 6 , 8 . Em ordem numérica o conjunto torna-se agora 4, 6 , 8, 9 .
2
contar o número de valores no conjunto de dados para determinar se o total é par ou ímpar. Por exemplo, o conjunto de dados de 4, 6 , 8, 9 tem quatro valores e, portanto, é um conjunto de dados mesmo .
3
Divida o número de valores no conjunto de dados pelo número 2 . Se o número de valores no conjunto de dados é ímpar , então arredondar o resultado para o número inteiro mais próximo, para obter o valor de dados mediana. Por exemplo , o conjunto de dados de 4 , 6 , 8 , 9 , 11, tem um número ímpar de valores ( 5 especificamente ) , para que dividem 5 por 2 para se obter 2,5 . Arredondando -se 2,5 é igual a 3 , portanto, o terceiro valor no conjunto de dados escrito em ordem numérica é a mediana ou neste caso 8. Se o conjunto de dados contém um número par de valores tomando a média do valor que resulta da divisão do total por 2 e o próximo valor consecutivo para obter a mediana . Como ilustração , considere o seguinte mesmo ajuste 4, 7, 9, 10. O número total de valores é de 4, que depois dividindo por 2 produz 2 . É , por conseguinte, levar a média dos segundo e terceiros valores para obter a mediana . Completando este exercício resulta em 7 mais 9 ou 16, que depois de dividir por 2 conduzem a uma média de 8.