O sistema decimal é o formato numérico que estamos mais familiarizados . No entanto , em sistemas de computador , não é incomum que os dados sejam armazenados em formato hexadecimal , devido à sua capacidade para armazenar números com um menor número de dígitos do que o mesmo número representado em decimal . Isto é conseguido por meio de um sistema com 16 valores possíveis para um dígito , incluindo as cartas de FA . Infelizmente, se você recebe um arquivo de saída com o resultado de um cálculo e está em hexadecimal , pode ser difícil de entender, e você vai precisar para converter o número para decimal. Coisas que você precisa
papel caneta ou lápis
Calculadora
Show Mais instruções
1
Abra o arquivo e gravar os dados armazenados no pedaço de papel.
2
Separe cada dígito por escrever o número hexadecimal em uma linha vertical, de modo que cada dígito tem sua própria linha para cálculos. Por exemplo, para converter " 12F " de hexadecimal para decimal , seria usado 3 linhas , com 1 no lado esquerdo da linha superior, 2 no lado esquerdo da segunda fila , e F , ao lado esquerdo da linha de fundo .
3
Converter os dígitos de uma carta a um número , se necessário. A é igual a 10 , B é igual a 11 , é igual a 12 C , D é igual a 13 , e é igual a 14 e M é igual a 15 . No exemplo, o "F" na terceira fila seria convertido para 15.
4
Encontre o valor de 16 à potência do número de linhas abaixo o dígito para cada dígito a ser convertido , e escrevê-lo para a gravação do dígito. Para este exemplo , a linha "F" teria um valor aqui de 1, já que não existem linhas abaixo dela e nada para o poder 0 é igual a 1 . O valor no "2" linha seria de 16 , para 16 ^ 1 , já que há uma linha abaixo , eo valor aqui para o "1" linha seria 256, para 16 ^ 2 .
5
multiplicar o valor a partir do Passo 3 por o valor a partir do Passo 4 , em cada fileira , e gravar os resultados do lado direito das linhas , a criação de uma coluna com os produtos das multiplicações . Para o exemplo , 1 vezes 256 é igual a 256, 2 vezes 16 é igual a 32 e 15 vezes 1 é igual a 15.
6
Some os valores na coluna criada no passo 5 para encontrar o valor decimal da dados no arquivo . O arquivo a ser convertido no exemplo, que dizia " 12F ", é igual a 303 em decimal.