Pascal Virtual é uma implementação livre da linguagem de programação Pascal . Ele é compatível com os programas escritos com o Turbo Pascal da Borland . Enquanto é verdade que Pascal caiu fora de moda em TI, ainda é uma linguagem forte. Instruções
um
Aberto Virtual Pascal
2
Cole o seguinte esqueleto básico Pascal : .
HelloWorld programa
var
começar
fim.
Todo programa Pascal Virtual segue esta estrutura básica . O programa é chamado , todas as variáveis são declaradas na seção " var " eo programa em si é escrito entre o " begin" e "end ". linhas. O " var " pode parecer o mais desconhecido para programadores usados para linguagens como Java ou Ruby. Ao contrário de línguas , novas variáveis em Pascal Virtual nunca pode ser criada em tempo real dentro do próprio programa . Eles devem ser definidos na seção var primeiro
3
Preencha suas variáveis após o comando " var " :
name: . String;
Isso cria uma variável com o nome "nome" e atribui a ele o tipo de dados " da cadeia. " Isso permitirá que ele mantenha letras em inglês , números e sinais de pontuação. Outros tipos de dados possíveis são "int ", por números que não têm casas decimais , e "flutuar " para os números que fazem. Você pode nomear seu variáveis que quiser. Nos programas Pascal mais antigos, nomes extremamente curtos foram escolhidos para economizar espaço. Nos computadores modernos , a diferença é insignificante , para escolher os nomes que são curtos o suficiente para ser facilmente digitados , mas descritivo o suficiente para fazer o programa fácil de entender depois.
4
Preencha seu programa colando o . " final ", seguindo entre " begin" e : Write
( "Qual é o seu nome ");
ReadLn (nome );
WriteLn ( "É muito bom conhecê-lo " , nome );
Este imprime uma mensagem para o usuário pedindo para seu nome. Em seguida, ele lê o seu nome a partir do teclado como o usuário digita -lo e , quando o usuário pressiona "Return ", imprime uma breve saudação com o nome do usuário inserido no final . Um aspecto importante deste programa simples é a diferença entre o "Write" e " WriteLn . " Escrever imprime mensagens na tela sem uma nova linha no final. Isso é o equivalente a escrever um parágrafo em um processador de texto , mas não apertar a tecla "Return" quando terminar. O cursor permanece na mesma linha . WriteLn move o cursor para a próxima linha após a impressão terminar .