O processo de desenvolvimento de uma aplicação de software normalmente envolve várias etapas. Os programas de software usam muitas linguagens e tecnologias diferentes , com as ferramentas disponíveis tipicamente criados para tecnologias específicas. O desenvolvimento de software pode ser uma longa , atividade complexa, por isso as ferramentas disponíveis podem reduzir o estresse e aumentar o desempenho em ambos os desenvolvedores e os aplicativos resultantes. As ferramentas estão disponíveis para cada fase do processo de desenvolvimento de software. Modelagem
Antes que um aplicativo é construído , os desenvolvedores e as organizações de software geralmente se envolvem em um período de modelagem. Trata-se de projetar a estrutura do aplicativo em um nível abstrato , utilizando uma ou mais ferramentas de modelagem. Unified Modeling Language (UML) é a ferramenta mais usada para a criação de modelos de software , usando representações gráficas dos vários elementos dentro de sistemas que estão sendo desenvolvidos. Os desenvolvedores podem criar diagramas UML usando ferramentas de design gráfico como MagicDraw UML e BOUML .
Desenvolvimento
O estágio de desenvolvimento para aplicativos de software envolve muitas ferramentas diferentes , particularmente Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDE). IDEs estão disponíveis para muitas linguagens de programação , incluindo Java , PHP, C e NET da Microsoft. . Alguns ides , tais como Eclipse , pode ser utilizado para o programa em mais do que um idioma , mas a maioria são adaptados para uma plataforma particular. Um IDE fornece a capacidade de escrever o código, compilar e executá-lo. A maioria das IDEs destacar erros de sintaxe, criar visualizações dos elementos em uma aplicação e incluem ferramentas para teste e depuração.
Testing
Depois que um aplicativo atingiu um estágio de desenvolvimento que representa uma medida conjunto de completude , ele vai passar por um período de testes. Muitos IDEs possuem ferramentas e plug-ins para ajudar a automatizar esse processo. Por exemplo, IDEs para Java , como Eclipse e NetBeans , fornecer as ferramentas para especificar um conjunto de entradas de teste para uma aplicação, em seguida, executar esses testes e receber a saída detalhada dos resultados .
Debugging
a depuração é uma das principais atividades em desenvolvimento de software. Quanto maior for a aplicação torna-se , quanto maior o número de erros e problemas potenciais . IDEs geralmente incluem algumas instalações de depuração como padrão, mas mais muitas vezes pode ser baixado e instalado como plug- ins. Por exemplo, quando os desenvolvedores estão usando o ambiente Visual Studio para se desenvolver. NET, eles podem usar automaticamente o depurador que é executado dentro do IDE. Além disso, programas de depurador autônomos também estão disponíveis para vários idiomas.
Projeto
A maioria dos aplicativos apresentam algum tipo de interface do usuário. Como se trata de um objeto visual , os desenvolvedores geralmente usam programas de design gráfico para projetar algumas das imagens exibidas dentro dele. Além disso , os componentes de interface de usuário padrão são muitas vezes fornecidos dentro de um idioma , incluindo botões, campos de entrada de texto , caixas de seleção e caixas de diálogo . Esses recursos podem ser incluídos e combinados dentro de código de programação , mas muitas vezes é mais fácil de usar um método mais visual. Os principais IDEs , como Eclipse e Visual Studio, fornecer ferramentas de visualização e plug- ins para facilitar o processo de design.