Shell scripting em Unix e outros sistemas operacionais baseados em Unix , como Linux e FreeBSD, é realizada em um ambiente de shell script. Os dois ambientes de script shell mais utilizados são bash ( Bourne -Again Shell) e CSH (C- Shell) . Seqüências de variáveis em qualquer script shell pode incluir espaços principais , personagens misturados com espaços e espaços à direita. A ferramenta Unix "sed " ( editor de fluxo ) pode ser usado em scripts shell de qualquer tipo para truncar espaços iniciais ou finais de uma linha variável dentro dos scripts. Coisas que você precisa
editor de texto Terminal instalado (VI vem padrão na maioria Unix e sistemas orientados a Unix)
Mostrar Mais instruções
1
Abra seu script shell no editor de texto VI . Para isso, digite o seguinte (sem aspas) na linha de prompt de comando do seu sistema baseado em Unix :
"vi myshellscript.sh "
Substituir " myshellscript " com o título real de seu arquivo script. Sinta-se livre para iniciar um novo arquivo chamado " myshellscript.sh " em seu sistema , se você quiser experimentar esta demonstração antes de empregar esta informação em seus outros scripts.
2
Pressione a tecla "A" em seu teclado depois de seu arquivo de shell script foi carregado dentro do editor VI . Isto muda o modo de VI modo de edição.
3
Criar a linha " shabang " como a primeira linha do seu novo script. A linha shabang diz seu sistema Unix para o qual ambiente shell script foi escrito. Se você estiver usando o ambiente Bash, esta primeira linha deve aparecer da seguinte maneira (sem aspas) :
! " # /Bin /bash "
Se você estiver usando o ambiente de CSH , o primeiro linha deve aparecer assim ( sem aspas) :
! " # /bin /csh - f"
4
Criar uma linha em branco após a linha shabang , e iniciar o script com declaração de uma variável e o seu conteúdo . Neste exemplo , a variável será nomeado " myVariable ", e haverá vários espaços deliberadamente deixados no final do seu conteúdo. Digite o seguinte (sem aspas) em uma linha em branco em separado :
" myVariable =" Havia espaços no final , mas, infelizmente , eles se foram . "
5
Digite uma linha que faz com que o ambiente shell para imprimir o conteúdo de seu variáveis para a tela do terminal , em seguida, adicionar um separador " caractere pipe ", seguido do comando sed para descascar espaço a partir do final a linha da seguinte forma (sem aspas fora ) :
" echo" $ myVariable "