Se você está trabalhando com o código que foi desenvolvido por outra pessoa, ou por si mesmo , em algum momento do passado , analisando a sintaxe pode parecer uma tarefa imensa. Muitas vezes, os projetos de desenvolvimento de envolver os programadores que fazem uso de bibliotecas de código externos para reduzir a quantidade de trabalho de desenvolvimento necessário para entregar um projeto. Enquanto isso pode economizar tempo e maximizar os recursos de desenvolvimento , os programadores muitas vezes ainda precisa passar um tempo se familiarizando com o código que está sendo importado. Analisando sintaxe do código é uma habilidade de programação chave, facilitada através da atenção a algumas técnicas básicas. Instruções
1
Olhe para qualquer documentação ou comentário que acompanha o código. Bibliotecas e recursos de software vem com documentação explicando a funcionalidade fornecida . A qualidade e detalhe dentro dessa documentação varia muito entre os projetos , mas vale sempre a pena olhar para esta informação antes de você começar a tentar fazer sentido do próprio código. Se não houver nenhuma documentação, ou se você já leu, procure quaisquer seções de comentários dentro do código , uma vez que estes muitas vezes fornecer informações legíveis em scripts e funções.
2
Use um editor de código ou de realce Integrated Development Environment ( IDE). IDEs e editores de código de código de presente de uma forma que torna a leitura muito mais fácil . Se você estiver trabalhando com uma linguagem ou tecnologia que você não está familiarizado com , isso é duplamente importante, pois permite que você veja , num ápice , as estruturas e elementos de dados no trabalho dentro de um script. IDEs também muitas vezes destacar erros ou avisos em seções de código , tornando pontos de conflito potencial imediatamente visível.
3
Procure as estruturas maiores dentro do código , ao invés de focar em detalhes. Isto é particularmente importante se você estiver trabalhando com um grande recurso . No código de programação , em linguagens como PHP ou Java , é muitas vezes as estruturas globais que são mais importantes , enquanto os detalhes , tais como variáveis de dados , são menos importantes para os efeitos da utilização do código. Se você estiver trabalhando com código de marcação , como HTML ou XML , você deve ser capaz de ver as estruturas globais de árvores que compõem um documento e definir o seu conteúdo.
4
executar o código. Se você estiver usando o código de programação , pode ser necessário para compilar e executá-lo a ganhar uma visão real sobre a sua função. Usando instruções de rastreamento pode ajudar você a acompanhar o que está acontecendo em pontos específicos na execução, como no seguinte exemplo Java :
processSomething public void (String algumapalavra ) {System.out.println (" Em processSomething , algumapalavra = "+ algumapalavra ) ;//outro processamento }
Este código permite que você veja o valor de uma variável quando ele é passado para um método. Fazendo pequenas alterações ao código também pode ajudar a compreendê-lo , mas certifique -se de manter cópias dos roteiros originais .
5
Use ferramentas de validação para verificar o código de correção. Usando um IDE para o código de programação ajuda a identificar imediatamente erros na sintaxe. Para o código de marcação , você pode usar serviços de validação da Web para verificar se há erros . Se você estiver usando código dentro de suas próprias aplicações , pode ser aconselhável para verificar erros antes de tentar importá-lo. Isso pode protegê-lo contra qualquer confusão decorrente dos erros, uma vez que você começar a trabalhar com o código.