Verilog , uma linguagem de descrição de hardware usado para gerar circuitos digitais para chips programáveis , pode ser usado para escrever o código que descreve os circuitos digitais , simular o comportamento do circuito e hardware programa. Um bom exemplo de um circuito de Verilog simples é aquele que cria um pulso após um pequeno atraso . Você pode escrever um programa Verilog que faz isso com algumas linhas de código sem qualquer experiência anterior em programação . Coisas que você precisa
Verilog Integrated Development Environment ( IDE) , como Altera Quartus II
Show Mais instruções
1
Abra o Verilog IDE e criar um novo projeto, clicando em " Arquivo", em seguida, selecionando " New Project Wizard ". aparece uma janela de criação do projeto. Escolha um nome e um diretório para este projeto. Por exemplo, você pode nomear o " atraso " do projeto e colocá-lo no diretório "C: . \\ Projects Verilog "
2
Pressione o botão "Next" para percorrer o resto das páginas, deixando todas as configurações em seus padrões. Pressione o botão "Finish" para criar o projeto .
3
Selecione "Arquivo " e depois " New ", para abrir uma janela de criação do arquivo . Selecione "Arquivo Verilog HDL " e pressione o botão "OK" para adicionar um novo arquivo Verilog para o projeto. Um arquivo Verilog em branco aparece na janela do editor de texto principal.
4
Definir um novo " módulo ", que tem o mesmo nome do projeto. Este módulo vai abrigar todo o código para o programa de pulso demora. Quando você define um módulo, você também pode definir alguns parâmetros, tais como entradas e saídas. O módulo de atraso necessita de dois parâmetros: um sinal de relógio e uma saída para o pulso gerado. Escreva o seguinte para definir o módulo com esses parâmetros :
módulo de atraso (relógio , pulso );
5
Definir dois sinais : um sinal de relógio de entrada e um sinal de pulso de saída . O sinal de relógio é usado para contar uma curta seqüência antes de enviar um sinal de pulso através da saída . Isto permite-lhe tempo, um atraso em função do número de transições de clock que ocorrem . Escreva as seguintes definições de sinal :
relógio de pulso de entrada ; saída;
6
Definir um registo que armazena o número atual de transição do relógio que ocorreram. Uma vez que este registo é usado para contar o número de transições , um bom nome para ele é " contar . " Escreva o seguinte para definir e inicializar este registo :
reg contagem ; inicial começo count = 0;
7
Escreva a seguinte declaração para executar uma seqüência de ações com cada tique-taque do sinal do relógio :
sempre @ (relógio posedge )
8
Incrementar o " contar "registrar por um com cada transição do relógio :
count < = count + 1;
9
teste para ver se a " contar " registo é igual a 10 , ou alguma outro valor arbitrário . Isto é como você pode cronometrar seu pulso demora. O pulso só é emitido após um determinado número de transições de clock. Se a taxa de clock é de 10 ciclos por segundo , então o pulso é gerado depois de um atraso de um segundo . Você pode testar a " contar " registrar usando um " if" , como o seguinte :
if ( count == 10)
10
Coloque um único bit para o " pulso " sinal de saída por escrito :
pulso < = 1'b1 ;
11
acabar com o " if " com a seguinte declaração :
acabar
12
Acabar com o módulo com a seguinte declaração :
endmodule
13
Compilar e testar o seu circuito. Este circuito gera um impulso que tem a duração de uma única transição do relógio . O impulso é gerado apenas após um atraso pré-determinado , neste caso, 10 transições de relógio . Você pode alterar esse valor ao tempo da geração de pulso para corresponder aos seus critérios.