Linguagens de programação variam de sintaxe e de implementação, mas a maioria deles fornecem o mesmo conjunto alargado de tipos de dados. Em certas línguas , quando os programadores declarar uma variável , devem declarar o tipo ao mesmo tempo . Em outros idiomas , isto não é necessário , mas o valor atribuído a uma variável pode indicar o seu tipo . Variáveis em linguagens de programação incluem aqueles para armazenar diferentes tipos de números, caracteres de texto e objetos de código mais complexos. Números
A maioria das linguagens de programação suportam uma variedade de tipos de números. Em uma linguagem fracamente tipada , como JavaScript ou PHP, scripts podem declarar e instanciar variáveis numéricas sem indicar tipo , como segue:
//JavaScriptvar num = 4;
/PHP /$ num = 4;
uma linguagem fortemente tipada , como o Java, o programador deve especificar o tipo quando declarar uma variável, como no exemplo a seguir :
int num = 4;
Este código indica uma variável integer tipo primitivo . Java também suporta ponto flutuante de precisão dupla , tipos de números longas e curtas.
Texto
Linguagens de programação texto loja para dados internos e para exibir informações de interação do usuário . Seqüências de texto incluem sequências de caracteres, incluindo letras do alfabeto , números e símbolos de pontuação. O seguinte código de exemplo demonstra a criação de uma variável no PHP :
$ some_text = " aqui estão alguns personagens ...";
código de programação pode armazenar caracteres individuais, bem como as sequências de cordas . Armazenar programas em Java personagens como variáveis do tipo primitivo , como se segue :
char c = 'B';
Na representação subjacente , Java modelos caracteres como valores numéricos
< . br>
booleano
variáveis booleanas estão entre os tipos mais comuns e são suportados pela maioria dos idiomas. A variável booleana só pode ter um valor de verdadeiro ou falso . Variáveis booleanas são muitas vezes referidos como bandeiras por este motivo. Ao nomear uma variável booleana , um programador pode escolher um indicador significativo da finalidade da variável dentro do programa, como no seguinte exemplo Java :
boolean ISODD = false;
Esta variável poderia indicar se um valor numérico é estranho ou não, com um valor de verdade se é estranho e um valor false se não for . Variáveis booleanas muitas vezes aparecem em comandos condicionais , adaptando o fluxo de execução do programa a determinadas entradas de dados .
Objeto
Muitas linguagens de programação usar tipos de objetos. Um tipo de objeto envolve um trecho de código que define um conjunto de propriedades e comportamento. Os programadores podem criar seus próprios objetos e também pode usar objetos fornecidos dentro de um idioma. Para criar seus próprios objetos , os programadores podem escrever declarações de classe . Uma vez que o programa tem uma declaração de classe , ele pode criar objetos da classe , armazenando estes em variáveis de objeto . O seguinte exemplo de código Java demonstra a criação de uma variável de tipo de objeto : .
AdminHelper admin = new AdminHelper ();
Através desta variável , o programa será capaz de chamar métodos e valores de dados de acesso