A linguagem de programação COBOL computador define todas as variáveis de memória na Divisão de dados , uma das quatro principais divisões da linguagem exige de cada programa . Na Divisão de Dados, cada variável tem um nome, um tamanho e um formato. Se um programa precisa para executar cálculos sobre números , use o formato Comp -3 , que armazena dados numéricos na forma decimal compactado . Decimal Math
COBOL tem um várias maneiras de representar números na memória : em um formato de exibição de caracteres , como inteiros e como um decimal embalado . Você pode inserir números , visualizar e imprimir em formato de caractere , mas você não pode realizar operações matemáticas sobre eles. Você pode fazer a matemática em números inteiros , mas eles não têm casas decimais. Formato decimal embalado da Comp -3 permite que você execute cálculos sobre números com casas decimais , tais como valores em dólares , as taxas e as quantidades fracionadas . Por exemplo, um cálculo de folha de pagamento multiplica uma variável de horas trabalhadas por uma variável de taxa de pagamento , colocando o resultado em uma variável bruto em pagamento. Taxa de pagamento por hora de um empregado e salário bruto são em dólares e centavos . Suas horas de trabalho são em horas decimais. Essas variáveis são candidatos perfeitos para o formato Comp- 3.
Embalado contra exibição Decimal
Internamente, o computador armazena um dígito decimal em cada meio- byte de um embalado variável decimal. Isso economiza cálculos de memória e velocidades. Um campo decimal no ecrã, como para a exibição e impressão de tela, usa um dígito por byte . Em decimal lotado , os arranjos de bits não correspondem a exibir caracteres , então se você tentar exibir um campo de Comp -3 , você tem personagens sem sentido .
Imagem Cláusula
< br >
Cada variável na Divisão de dados tem uma cláusula de Imagem , que define como o computador armazena e utiliza a informação. A cláusula de imagem define o tamanho da variável, o ponto decimal e outras características. Para o formato de Comp -3 , COBOL permite apenas caracteres determinada cláusula imagem : S , 9 e V. A " 9" representa um dígito , o "V" , localiza o ponto decimal na variável e um "S" diz COBOL que você quer para acompanhar o sinal do número . COBOL usa um " V " em vez de um período para indicar que ele não armazena o caráter real do ponto decimal em um campo Comp- 3. Se você omitir o "S" para o sinal da variável, COBOL assume que contém apenas números positivos.
Tamanho máximo
COBOL restringe Comp- 3 variáveis a um máximo de 18 dígitos , mais o sinal . A cláusula de imagem para isso é S9 (18). Você pode localizar o ponto decimal implícita em qualquer lugar dentro dos 18 dígitos , por isso, a cláusula imagem S9 (16) V99 também é válido. Note que o " V " para o ponto decimal implícita não usa -se um dígito decimal.
Use
encontrar Comp- 3 variáveis em ambos os registros de dados e na trabalhando -Storage Seção da Divisão de dados, mas nunca em dados impressos ou exibidos , já que estes requerem campos de caracteres . COBOL verifica o tipo de dados em movimento em uma variável Comp- 3. Se um programa por engano coloca nomes ou outros dados de caracteres em um campo de Comp -3 , COBOL exibe um erro e interrompe o programa.