Antes de escrever código para a produção , os programadores costumam escrever o que é conhecido como " pseudo-código " que não representa código funcionamento real , mas sim uma estrutura de simulação que descreve o que o código faz em termos ingleses , evitando o jargão técnico e programação símbolos para transmitir o que um algoritmo faz. Pseudocódigo também representa muitas vezes a linguagem de escolha . Por exemplo, Pascal pseudocódigo pode usar alguns símbolos básicos , como a atribuição de variável ou estrutura de blocos , ao usar planície Inglês para descrever o código. Instruções
um Plano
que o algoritmo irá fazer por escrito. Aproximação com um plano para que medidas têm de ser cumpridas , o que deve executar os comandos e quais os tipos de dados que o programa exige . Esta etapa pode envolver escrevendo objetivos ou desenhar diagramas que detalham o que o algoritmo irá realizar , bem como a forma como ele vai realizá-lo.
2
Escrever um esquema básico do algoritmo. Você pode evitar o uso de tipos de dados neste momento, como a sua principal preocupação é a organização do algoritmo. O exemplo a seguir ilustra alguns pseudocódigo para todos os fins de um algoritmo que calcula um fatorial de um determinado número :
fatorial = nNum = 1
de x = 0 para os fatores: num = num * x
3
Adicione um pouco de sintaxe Pascal para permitir que você conceituar mais de perto o código Pascal do pseudocódigo :
fatorial : = nNum : = 1
para x: = 1 a donum fatorial : = num * x