A construção de uma árvore de asterisco com um programa em C + + é uma ótima maneira de obter experiência de trabalho com loops aninhados . Uma árvore asterisco tem uma forma de diamante , que consiste de uma série de espaços e de asterisco (*) caracteres , centrado em cada linha . O número de asteriscos aumenta de um para cada nova linha , até o meio , após o que o número de asteriscos diminui de um para cada nova linha , até atingir o final . Instruções
1
Abra seu arquivo fonte C + + em um editor , como o Microsoft Visual C + + Express .
2
Incluir os arquivos de cabeçalho necessários , adicionando o seguinte código na parte superior do seu arquivo :
# include " stdafx.h" # include //para scanf , printfusing namespace System;
3
Declare integer e variáveis de caracteres , adicionando o seguinte código no topo de sua principal função :
int linhas; int a , b, c , d, e, f ; carbonizar esperar ;
4
Pergunta o que o número de linhas na árvore asterisco , adicionando o seguinte código:
printf ( "Entrada de um número ímpar de linhas para a árvore de asterisco :"); scanf ( "% d" , e linhas) ; scanf ( "% c " , e espera) ; printf ("\\ n");
5
saída a metade superior ea linha do meio da árvore asterisco com nested " para" laços adicionando o seguinte código:
for ( a = 1 ; um < = ( linhas /2) +1 ; um + +) {for (b = 1 , b < = linhas - a, b + +) printf (" % c ", ' ');
for ( c = 1; c < = (2 * a) -1 , c + +) printf (" % c ", ' * ');
printf ("\\ n"); . }
a " para" loops de calcular e ouput o número correto de espaços e asteriscos para cada linha
6
saída a metade inferior da árvore asterisco , adicionando o seguinte código : for ( d = ( linhas /2); d > 0; d -) {for ( e = 1; e <= linhas - d; e + +) printf (" % c ", ' ');
para (f = 1; f < = (2 * d) -1 , f + +) printf (" % c ", ' * ');
printf ( "\\ n" );}
7
Solicitar que o usuário pressione a tecla " Enter" antes de sair do programa, adicionando o seguinte código :
printf ( "Pressione a tecla Enter para sair. "); scanf ("% c" , e esperar );
8
Salve o arquivo C + + fonte . Compilar e executar o programa para construir uma árvore de asterisco.