computadores mainframe e supercomputadores não são tão diferentes que eles são inteiramente distintos , mas existem algumas diferenças centradas no poder de processamento e se destinava para cada um. Muitos acreditavam que o mainframe para estar no caminho da extinção, mas os desenvolvimentos recentes da líder mundial de mainframe IBM indicam que não é o caso . Supercomputadores no final são apenas mainframes muito rápidos e mais poderosos, com um foco específico . Os sistemas operacionais que executá-los throughput
computadores mainframe e velocidade e são projetados para trabalhar em conjunto para proporcionar o máximo de rendimento para uma variedade simultânea de cargas de trabalho. Mainframes suporte a usuários on-line e executar cargas de trabalho em lote , ao mesmo tempo , equilibrar os recursos para proporcionar a maior eficiência eo uso de seus diversos recursos. Supercomputadores são normalmente focado em uma tarefa específica, que geralmente é o número crunching . Esses processadores extremamente rápidos são construídos para a velocidade e são usados para cálculos de processamento intensivo como simulações de reação nuclear e padrão de modelagem clima global.
Objetivo principal
computadores mainframe são destinado a ser utilizado por empresas de todos os dias que precisam processar as cargas de trabalho discutidos acima , ao conseguir um retorno positivo do seu investimento . Mainframes ajudar as empresas de seguros e bancos processar os milhões de transações diárias e apoiar os seus sistemas de atendimento ao cliente on-line, todos , proporcionando segurança e confiabilidade. Supercomputadores são geralmente usados por agências governamentais, incluindo grupos militares e científicos. O enorme poder de processamento fornece a capacidade de executar simulações em vários resultados de estratégia , bem como prever os padrões climáticos e seus efeitos. Isso ajuda essas agências fornecem informações que garante a segurança de ambos sintéticos e ocorrências naturais .
Custo
O custo de supercomputadores é normalmente 10 vezes maior do que os mainframes , mas este depende do tamanho de cada . É possível para uma empresa para ligar um número de computadores mainframe em um complexo de processamento que é capaz de ração poder de processamento onde é necessário . Este tipo de complexo poderia ser igual ao custo de um supercomputador , mas não pode fornecer o mesmo nível de poder de processamento focado como um supercomputador equivalente custo.
Sistemas Operacionais
sistemas operacionais de mainframe são tipicamente de uso geral na natureza, o que lhes permite ser configurado para executar a carga de trabalho mista mencionada acima. Além disso, o sistema operacional primário moderno pode ser configurado para rodar outros sistemas operacionais como convidados , proporcionando um novo nível de flexibilidade. Ao mesmo tempo , os sistemas operacionais eram proprietários de supercomputadores , mas nos últimos anos Linux assumiu a liderança como o sistema operacional supercomputador de escolha, mesmo com IBM escolher o Linux como o sistema operacional recomendado para sua linha Blue Gene de supercomputadores.