computadores mainframe representam a grande final da capacidade de processamento . Eles não são apenas maiores e mais caros do que os computadores pessoais , pois eles são projetados para as cargas de trabalho pesadas encontradas em grande governo e organizações empresariais. Apesar de medir a capacidade de um mainframe é simples , comparando- os de diferentes fabricantes não é porque os projetos e especificações variam amplamente. Mainframe
Embora você pode manter uma pequena de mainframe em um sistemas de larga escala armário , médio e ocupar salas de computadores dedicados - clima controlado , instalações de acesso limitado. A unidade central tem um ou mais armários de tamanho geladeira contendo a unidade central de processamento (CPU) , memória, bancos de discos rígidos e outros equipamentos eletrônicos relacionados. Tamanho geralmente importa para a capacidade de processamento de mainframe : . Das unidades mais processamento e memória do computador tem , mais trabalho ele lida
referencial
Desde 1950, quando os fabricantes de computadores ofereceu os primeiros mainframes , os técnicos desenvolveram testes de software para avaliar e comparar as capacidades dos diferentes modelos . Estes programas , chamados de pontos de referência, verificar várias partes do mainframe separadamente e em conjunto, utilizando diferentes tipos de tarefas . Por exemplo, eles medem a capacidade de um mainframe para realizar operações aritméticas , mover blocos de dados e ler e gravar dados em seus discos rígidos . O TPC- E é um ponto de referência padrão da indústria que testa um sistema de computador inteiro , que mede o processamento de transações como um único número. O processamento de transações é uma mistura complexa de tarefas aritméticas e disco rígido , então comparar os resultados TPC -E para diferentes computadores lhe dá uma boa idéia de como eles lidam com este tipo de trabalho .
MIPS
mainframes taxa de fabricantes de computadores em termos de quantos milhões de instruções por segundo ( MIPS ) eles executam . Uma instrução é a menor parte de um programa, como a adição de duas posições de memória juntos. Em 2011, a taxa de mainframes entre dezenas e milhares de MIPS , dependendo do modelo . Embora MIPS é um número útil, você não pode comparar MIPS de mainframe às de um PC, como instruções do computador pessoal são menos sofisticados .
FLOPS
Utilizado em grande parte a taxa de mainframes em engenharia e ciência, FLOPS medidas operações de ponto flutuante por segundo. Um número de ponto flutuante tem um decimal e um expoente , como 1.556 x 10 ^ 6 . É preciso mais trabalho para calcular números de ponto flutuante ao invés de números inteiros , como 116 ou -20 . As aplicações de negócios , como vendas e contabilidade, raramente executar aritmética de ponto flutuante . Mainframes mais rápidos do mundo atualmente têm velocidades avaliado em termos de uma petaFLOPS , que é 1 quatrilhão de cálculos matemáticos por segundo.
IOPS
Mainframes usado para banca, finanças e geral negócios dependem fortemente de suas unidades de disco , eles podem acessar milhões de registros de clientes durante o curso de um dia , que são armazenados em arquivos de disco. A gestão de mainframe uma boa classificação em termos de operações de entrada e saída por segundo ( IOPS ) funciona bem nesses tipos de ambientes. Quando um mainframe grava dados em um arquivo de disco , ele executa uma operação de saída , uma leitura de disco é uma operação de entrada . Embora algumas organizações fazer mais leitura do que escrever , testando tanto lhe dá uma idéia melhor da capacidade de processamento de registro de um computador.