Como servidores de rede têm proliferado nos últimos anos, a percepção pública é que o uso de mainframe diminuiu. Embora algumas empresas tenham despejado mainframes e seu alto custo de propriedade, muitas empresas ainda usá-los. Desde os anos 1990 , muitas empresas têm implementado servidores virtuais em seus mainframes , combinando a flexibilidade dos sistemas operacionais de servidor com a confiabilidade do hardware mainframe. História
Mainframes tem seu início inicial na década de 1950 , como as empresas , como a IBM , Honeywell e outras empresas desenvolveram computadores para empresas que precisavam de muito poder de processamento. Embora os anos 1970 e 1980 viu o mercado de mainframe começam a encolher , uma mudança na tendência veio na década de 1990 , quando as empresas descobriram que podiam executar centenas de servidores virtuais em um único Mainframe confiável. Este desenvolvimento estabilizado o declínio nas vendas de mainframe em algum grau.
Usuários
As empresas que utilizam mainframes normalmente exigem extensa capacidade de processamento e confiabilidade. A lista de usuários de mainframe inclui empresas financeiras, seguradoras e outras empresas que precisam do lote e do poder on-line que oferecem mainframes .
Makers
Ao longo da última várias décadas , alguns fabricantes de mainframes dos EUA ou fechadas ou fundidas com outras empresas. Unisys , Fujitsu e Hewlett -Packard ainda construir e mainframes de mercado, mas a IBM tem sido historicamente o rei indiscutível do mercado de mainframe. As tendências mais recentes apontam para um crescimento da HP e de outros fabricantes de servidores midrange , que têm tido um ligeiro pedágio em participação de mercado da IBM.
Benefícios
Enquanto computadores mainframe têm um custo mais elevado do que seus concorrentes menores, eles fornecem um nível de confiabilidade de que não pode ser igualada por sistemas de computador menores. Este é um dos principais fatores que atraem grandes empresas para o mainframe como uma ferramenta de processamento de dados de escolha. A capacidade de lidar com um grande volume de transações com estabilidade e segurança faz com que um computador mainframe uma solução atraente de requisitos de processamento de dados dessas empresas.