As etapas do processamento de correio variam um pouco, dependendo do tipo de correio (por exemplo, de primeira classe, periódicos, parcelas) e do serviço postal específico, mas uma visão geral inclui estas etapas:
1. Coleção e transporte: * Coleção
: O correio é coletado em caixas de correio, caixas de coleta, agências postais e outros pontos de coleta designados.
*
Transporte: O correio coletado é transportado para um centro de processamento e distribuição local (geralmente chamado de instalação de processamento de correio ou P&D) usando vários métodos - caminhões, trens e até aviões.
2. Classificação e processamento: *
enfrentando e cancelando: As máquinas orientam o correio a enfrentar da mesma maneira e aplicar uma marca de cancelamento (geralmente um pós -marca) para evitar a reutilização. Isso geralmente é combinado com outras etapas iniciais de classificação.
* Classificação automatizada: O correio é processado usando equipamentos automatizados. Isso envolve:
*
Reconhecimento de caracteres ópticos (OCR): Máquinas varrem endereços para ler e interpretar códigos postais e endereços de entrega.
*
Classificação de código de barras: Muitas peças de correio têm códigos de barras que orientam o processo de classificação automatizada. Esses códigos de barras contêm informações de endereço que aceleram a classificação.
*
Máquinas de classificação: As máquinas classificam o correio por código postal, rota da operadora e, às vezes, até sequência de entrega individual.
* Classificação manual
: As correspondências que não podem ser processadas automaticamente (por exemplo, endereços ilegíveis, formas incomuns de pacotes) são classificadas manualmente pelos trabalhadores postais.
3. Sequenciamento e agrupamento: *
sequenciamento: O correio é organizado na sequência de entrega correta para que as transportadoras de cartas entreguem facilmente em uma rota lógica.
*
Bundling: O correio classificado é agrupado em sacos ou contêineres de acordo com as rotas de entrega.
4. Entrega: *
Transporte para locais de entrega: Os pacotes de correio são transportados do centro de processamento para correios individuais ou unidades de entrega.
*
Entrega para transportadoras de correio: O correio é dado aos portadores de cartas para entrega a endereços individuais ou caixas postais.
*
Entrega aos destinatários: As transportadoras de cartas entregam o correio em caixas de correio, portas ou caixas postais.
Considerações adicionais: *
Mail International: O correio internacional envolve etapas adicionais para processamento aduaneiro e acordos postais internacionais.
*
Manuseio especial: O correio que exige manuseio especial (por exemplo, correio registrado, correio certificado) segue um processo diferente, mais seguro e muitas vezes mais rastreado.
*
retornar ao remetente: O correio que não pode ser entregue é devolvido ao remetente. Isso pode envolver etapas adicionais de classificação e processamento.
Esta é uma visão geral simplificada. As etapas e tecnologias precisas utilizadas podem variar consideravelmente, dependendo do destino, volume e tipo do correio, bem como do nível de infraestrutura e automação do Serviço Postal.