O método para colocar uma senha em uma planilha depende do software específico que você está usando. Veja como fazê -lo em programas de planilhas comuns:
1. Microsoft Excel: *
Protegendo a pasta de trabalho inteira: *
Guia do arquivo: Clique na guia "Arquivo" no canto superior esquerdo.
*
Informações: Selecione "Info" no menu esquerdo.
*
Proteja a pasta de trabalho: Clique no botão suspenso "Protect Workwork".
*
Encrypt com senha: Escolha "Criptografar com senha".
*
Digite a senha: Digite a senha desejada na caixa de diálogo e clique em "OK".
*
Confirme a senha: Entre a senha para confirmar e clique em "OK".
*
Salvar: Salve a pasta de trabalho. O arquivo agora será protegido por senha. Abrir o arquivo exigirá a senha.
*
Protegendo uma folha específica (sem que a senha protege toda a pasta de trabalho): *
Clique com o botão direito do mouse na guia: Clique com o botão direito do mouse na guia da planilha que você deseja proteger na parte inferior da tela.
*
Proteção da folha: Selecione "Protect Sheet" do menu de contexto.
*
Digite a senha: Digite a senha que você deseja usar.
*
Confirme a senha: Entre a senha.
*
Permissões: Antes de clicar em "OK", você verá uma lista de coisas que os usuários poderão fazer mesmo quando a folha estiver protegida (por exemplo, selecione células bloqueadas, selecione células desbloqueadas, células de formato etc.). Verifique as caixas ao lado das ações que você deseja permitir. Deixe -os desmarcados para impedir essas ações.
*
ok: Clique em "OK". Os usuários podem visualizar a folha, mas não podem editar células protegidas ou executar ações restritas sem conhecer a senha.
*
Notas importantes para o Excel: *
Recuperação de senha: Se você esquecer a senha de uma pasta de trabalho ou planilha do Excel, não há uma maneira garantida de recuperá -la. As ferramentas de recuperação de senha podem existir, mas seu sucesso não é garantido e usá -las pode violar os termos de serviço ou aumentar as preocupações de segurança. Mantenha um registro de suas senhas em um local seguro.
*
Força: Escolha uma senha forte que seja difícil de adivinhar.
*
Remoção de proteção: Para remover a proteção de senha, repita as etapas acima. Quando solicitado a senha, digite a senha correta. Em seguida, você poderá remover a proteção (folha desprotecida ou pasta de trabalho não criptografada).
2. Folhas do Google: *
Proteção da folha (semelhante à proteção da folha do Excel): *
Menu de dados: Clique em "Dados" no menu superior.
*
Proteja folhas e faixas: Selecione "Proteger folhas e faixas".
*
Selecione folha/intervalo: Na barra lateral que aparece, selecione a folha que você deseja proteger do suspensão dos "folhas". Você também pode proteger uma gama específica de células.
*
Defina permissões: Clique em "Definir permissões".
*
Edição restrita: Você tem duas opções:
*
"Só você": Somente você (o proprietário da planilha) pode editar a folha ou intervalo protegido.
*
"Custom": Selecione pessoas específicas que têm permissão para editar. Digite seus endereços de email ou selecione -os em seus contatos.
*
Mostre um aviso ao editar este intervalo: Verifique esta caixa se quiser um aviso para aparecer quando alguém tentar editar a área protegida, mesmo que tecnicamente tenha permissão. Esta é uma boa maneira de impedir edições acidentais.
*
Lock: Clique no botão "Bloqueio" (um ícone de cadeado) se você deseja impedir completamente que alguém edite.
*
feito: Clique em "Concluído".
*
Notas importantes para folhas do Google: *
O Google Sheets faz * não * oferece um recurso para proteger a senha do arquivo * inteiro * da planilha. A proteção está apenas na folha ou no nível do alcance. Qualquer pessoa com acesso à planilha do Google pode visualizar todas as folhas nela, a menos que as folhas individuais estejam protegidas com permissões.
*
Compartilhando permissões: Controle o acesso a toda a planilha através das configurações de compartilhamento do Google Drive. Você pode conceder "visualizador", "comentarista" ou acesso "editor". Use essas configurações para controlar quem pode ver e modificar a planilha.
*
Permissões Substituir proteção da folha: Se alguém tiver acesso ao "editor" à planilha, poderá * remover * quaisquer proteções de chapa que você definiu. A proteção da folha é uma maneira de * limitar * a edição, não uma medida de segurança infalível contra alguém que tenha permissões de edição completa.
3. LibreOffice Calc: *
Protegendo a pasta de trabalho inteira: *
arquivo> salvar como ... Vá para arquivar e selecione "Salvar como ..."
*
Verifique "Salvar com senha": Na caixa de diálogo Salvar como, antes de clicar em Salvar, coloque uma marca de seleção na caixa que diz "Salvar com senha".
*
Salvar: Clique em "Salvar".
*
Digite a senha: Você será solicitado a entrar e confirmar sua senha.
*
Salvar: Clique em "OK" para salvar. A pasta de trabalho agora está protegida por senha.
*
Protegendo uma folha específica (semelhante ao Excel): *
Ferramentas> Proteção da folha ... Selecione a folha que deseja proteger e acessar as ferramentas -> Proteger a folha.
*
Digite a senha: Insira e confirme a senha.
*
Opções: Você também pode definir opções sobre o que os usuários poderão fazer (por exemplo, selecionar células, formatar células).
*
ok: Clique em "OK".
*
Notas importantes para LibreOffice Calc: *
Recuperação de senha: Assim como no Excel, não há método interno para recuperação de senha se você esquecer a senha.
*
Força: Escolha uma senha forte.
*
Formato do arquivo: Verifique se você está salvando o arquivo em um formato que suporta proteção de senha (por exemplo, .ods para calc).
Dicas gerais: *
Senhas fortes: Use uma senha forte e exclusiva que você não usa para outras contas importantes. Uma senha forte deve ter pelo menos 12 caracteres e incluir uma mistura de letras superiores e minúsculas, números e símbolos.
*
gerentes de senha: Considere usar um gerenciador de senhas para armazenar com segurança suas senhas.
*
Documente suas senhas: Mantenha um registro de suas senhas em um local seguro * separado * da própria planilha.
*
Esteja ciente das limitações: Entenda as limitações dos métodos de proteção oferecidos pelo seu software de planilha. Por exemplo, a proteção da folha não substitui o controle do acesso ao arquivo inteiro.
*
A criptografia é melhor para dados sensíveis: Para dados altamente sensíveis, considere criptografar todo o arquivo ou disco usando um método de criptografia mais robusto. Os recursos de proteção de planilhas são bons para prevenir edições acidentais, mas podem não ser suficientes contra atacantes determinados.
Seguindo essas etapas e tomando essas precauções, você pode proteger efetivamente suas planilhas com senhas. Lembre -se de escolher senhas fortes e mantê -las em um local seguro!