Não há um único equivalente direto ao IEXPress no Linux que replica * todos * seus recursos. A funcionalidade da IEXPress é bastante específica para o Windows e sua abordagem de embalagem. No entanto, você pode obter resultados semelhantes usando uma combinação de ferramentas, dependendo de quais aspectos do iExpress você precisa:
Se você precisar criar um arquivo de extração: *
`7z` ou outros gerentes de arquivo: A maioria das distribuições Linux inclui `7z` (parte do pacote` p7zip`). Você pode criar um arquivo de extração de auto-extração criando um arquivo regular (por exemplo, `.7z`,` .tar.gz`, `.zip`) e depois usar um script de shell para descompactá-lo quando executado. Esse script também pode executar outras tarefas durante a extração. Este é o equivalente mais próximo à funcionalidade básica do iExpress.
*
`shar` (arquivamento do shell): Um método mais básico para criar arquivos de extração de auto-extração é usar `shar`. Ele cria um script de concha que descompacta o arquivo.
Se você precisar criar um instalador: *
instaladores: Para um instalador mais sofisticado, semelhante aos recursos da IEXPress para executar executáveis e edições de registro (embora não diretamente equivalentes), você desejará uma ferramenta de criação de instalador dedicada. Existem várias opções:
*
Inno Setup Compiler: Embora principalmente uma ferramenta do Windows, existem maneiras de usá -la através do vinho (não recomendado para projetos complexos devido a possíveis problemas de compatibilidade).
*
nsis (sistema de instalação scriptable nullsoft): Semelhante à configuração do Inno, principalmente uma ferramenta do Windows. O vinho é novamente uma solução alternativa possível, mas menos do que ideal.
*
instaladores nativos do Linux: Eles variam dependendo do sistema de distribuição e embalagem. Exemplos incluem:
*
Pacotes Deb (.deb) para Debian/Ubuntu: Criado usando ferramentas como `dpkg-deb` ou` checkInstall`.
*
RPM PACAGES (.RPM) para Red Hat/Fedora/Centos: Criado usando `rpmbuild`.
*
Appimage: Um executável de um único arquivo que é executado em várias distribuições sem exigir a instalação. Ferramentas como `AppImageTool` são usadas para criá -las.
*
Flatpak: Outro formato de embalagem de distribuição cruzada com seu próprio conjunto de ferramentas.
*
Snapcraft: Outro formato de embalagem de distribuição cruzada da Canonical.
em suma: Não há substituição única. A melhor abordagem depende muito de suas necessidades específicas. Se você está buscando principalmente um arquivo de extração de auto-extração, `7Z` e um script de shell são um bom ponto de partida. Para uma experiência completa do instalador, é mais apropriado um sistema de embalagem linux, como Appimage, Flatpak ou Snapcraft, embora mais envolvido para configurar. O uso de ferramentas do Windows Installer no Linux via vinho geralmente é desencorajado, a menos que você tenha um motivo muito atraente, devido a possíveis problemas de instabilidade e compatibilidade.