A resposta para o que substituiu o software Messenger baseado na Web é complexo porque depende de qual software mensageiro específico você está se referindo. "Messenger" é um termo amplo. No entanto, a tendência geral tem sido uma mudança para:
*
aplicativos independentes e plataformas integradas Software como Telegram, WhatsApp, Slack e Discord, além de plataformas integradas como o Microsoft Teams, assumiram o mercado. Eles fornecem uma experiência mais consistente do usuário, notificações push e melhor acesso aos recursos.
*
Mensagens integradas de mídia social: O Facebook Messenger tornou -se fortemente integrado à plataforma do Facebook, mas também se tornou um aplicativo independente. O Twitter também implementou mensagens diretas.
fatores que impulsionaram a mudança: *
dispositivos móveis: A ascensão de smartphones significava que as pessoas queriam mensagens prontamente disponíveis em seus telefones.
*
Notificações push: Os aplicativos independentes são muito melhores em fornecer notificações de push oportunas.
*
Confiabilidade e desempenho: Os aplicativos nativos geralmente oferecem melhor desempenho e confiabilidade em comparação com interfaces baseadas na Web.
*
Recursos: Os aplicativos independentes podem oferecer recursos difíceis ou impossíveis de implementar em um navegador da web (por exemplo, chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de arquivos etc.).
Portanto, não havia um único substituto, mas uma coleção de fatores e novas tecnologias que levaram ao declínio dos mensageiros originais baseados na Web.