Existem muitos tipos de software usado no desenvolvimento de sites e pode ser categorizado de várias maneiras, dependendo da perspectiva. Aqui está um colapso de algumas categorias comuns:
por função: *
Desenvolvimento de front-end: Essas ferramentas lidam com a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) de um site:
*
editores html: (por exemplo, notepad ++, código do Visual Studio, Atom) usado para gravar o código estrutural de um site (HTML).
*
pré -processadores CSS: (por exemplo, SASS, menos) Aumente a escrita de CSS com recursos como variáveis, nidificação e mixins.
*
Estruturas JavaScript: (por exemplo, React, Angular, Vue.js) fornece bibliotecas e ferramentas para criar aplicativos da Web interativos e dinâmicos.
* Bibliotecas da interface do usuário: (por exemplo, bootstrap, materialize) componentes da interface do usuário pré-construídos, como botões, navegação e formas para desenvolvimento mais rápido.
* Desenvolvimento de back-end: Essas ferramentas lidam com a lógica do servidor e o gerenciamento de dados:
*
linguagens de programação: (por exemplo, Python, Java, PHP, Ruby, Node.js) usados para escrever código que interage com bancos de dados e lida com solicitações de usuário.
*
estruturas do lado do servidor: (por exemplo, Django, Rails, Express.js) fornecem estrutura e ferramentas para criar a lógica de back-end dos aplicativos da Web.
*
Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS): (por exemplo, MySQL, PostgreSQL, MongoDB) armazenam e gerenciam dados do site.
* servidores da Web: (por exemplo, Apache, Nginx) Lidera a entrega do conteúdo do site aos usuários.
*
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS): Essas ferramentas facilitam a criação e o gerenciamento de sites, geralmente usadas por usuários não técnicos:
*
WordPress: (por exemplo, WordPress.org) Plataforma de código aberto para criar blogs e sites.
*
joomla: (por exemplo, Joomla.org) Plataforma de código aberto para criar sites e aplicativos da Web.
*
drupal: (por exemplo, Drupal.org) Plataforma de código aberto para criar sites e aplicativos complexos.
*
análise da web: Essas ferramentas rastreiam o tráfego do site e o comportamento do usuário:
*
Google Analytics: (por exemplo, Google Analytics) Serviço gratuito de análise da web fornecido pelo Google.
*
hotjar: (por exemplo, hotjar) fornece mapas de calor, gravações e pesquisas para entender o comportamento do usuário.
*
mixpanel: (por exemplo, MixPanel) concentra -se no envolvimento do usuário e na análise de produtos.
*
Ferramentas de design da web: Essas ferramentas ajudam a projetar os aspectos visuais de um site:
*
Adobe Photoshop: (por exemplo, Adobe Photoshop) Software padrão da indústria para edição e design de imagens.
*
figma: (por exemplo, figma) Ferramenta de design baseada em nuvem para design de interface do usuário/UX e prototipagem.
*
Esboço: (por exemplo, Sketch) Editor de gráficos de vetores populares projetados especificamente para design da web e aplicativos.
por licenciamento: *
código aberto: Livre para usar, modificar e distribuir (por exemplo, WordPress, Drupal, MySQL, Apache, etc.).
*
Proprietário: Software de propriedade e licenciado por uma empresa, geralmente exigindo pagamento (por exemplo, Adobe Photoshop, Microsoft SQL Server etc.).
*
grátis (com limitações): O software fornecido gratuitamente, mas pode ter recursos ou funcionalidades limitadas (por exemplo, Google Analytics).
por abordagem de desenvolvimento: *
Desenvolvimento da Web tradicional: Com base nas linguagens de script do lado do servidor e interação do banco de dados (por exemplo, PHP, Java, ASP.NET).
*
Desenvolvimento de front-end: Concentra -se na criação de interfaces de usuário interativas e dinâmicas (por exemplo, React, Angular, Vue.js).
*
Desenvolvimento Mobile-primeiro: Projeta sites que são otimizados para dispositivos móveis primeiro e depois se adaptam a telas maiores.
*
CMS sem cabeça: Decoupa o front-end do back-end, permitindo maior flexibilidade e personalização.
por indústria: *
software de comércio eletrônico: (por exemplo, Shopify, Magento, WooCommerce) se concentra na construção e gerenciamento de lojas on -line.
*
Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS): (por exemplo, Moodle, Blackboard, Canvas) usado para criar cursos on -line e oferecer conteúdo educacional.
*
Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): (por exemplo, Salesforce, HubSpot, Zoho) ajuda as empresas a gerenciar as interações e dados dos clientes.
Este é apenas um ponto de partida. O software específico necessário dependerá do tipo de site que você está construindo, de suas habilidades técnicas e seu orçamento. É sempre bom pesquisar e comparar várias opções antes de tomar uma decisão.