À primeira vista, Excel e FileMaker Pro estão em duas categorias de software completamente diferentes : o Excel é um software de planilha eletrônica, enquanto FileMaker é um software de banco de dados. No entanto, ambas as aplicações têm abordagens semelhantes às tabelas de dados , e pode ser utilizada de forma semelhante para a funcionalidade de banco de dados simples . Se você tem ambas as aplicações, suas semelhanças e diferenças pode ajudar a determinar qual ferramenta é melhor para a sua tarefa. Dados tabulares
Excel, todos os dados são inseridos no formato tabular. Colunas correm verticalmente na parte superior da planilha , com linhas funcionando horizontalmente abaixo da borda esquerda . Em termos de banco de dados , cada linha é um registro de banco de dados , e cada coluna é um campo que abrange todos os recordes. Ao usar o FileMaker Pro , o " Ver Tabela como" opção mostra um layout de tabela semelhante para os seus campos e registros . Excel tem a vantagem quando se trata de construir um banco de dados simples lista em tempo real, que você não precisa criar explicitamente novos campos. Adicionar um novo campo para a sua planilha , basta clicar em uma coluna não utilizada e adicionando os novos dados.
Cálculos
Ambos Excel e FileMaker apoiar a criação de cálculos a partir da conteúdo de outros campos . Em FileMaker , você tem que definir explicitamente um campo de cálculo na caixa de diálogo Definir Campos , que abre uma janela que lhe permite entrar no cálculo. No Excel, qualquer célula da planilha pode conter um cálculo, que você indica , iniciando o conteúdo da célula com o sinal "=" , seguido por uma expressão legal Excel. Por exemplo, FileMaker podem calcular o imposto sobre vendas com esse cálculo :
SalesTax = Preço * 0,06
No Excel, uma expressão de imposto sobre vendas pode ler-se , se a coluna B mantém os preços :
= B2 * 0,06
Uma diferença entre Excel e FileMaker : enquanto o cálculo FileMaker aparecerá automaticamente em todos os registros , você tem que copiar manualmente o cálculo do Excel em todas as linhas onde você quiser a aparecer.
relacional dados
FileMaker é um banco de dados relacional , o que significa que você pode criar várias tabelas de dados e interligar -los com base em cálculos especificados . Por exemplo, um banco de dados poderia procurar um imposto sobre vendas a partir de uma tabela secundária com base no local em que a venda foi feita . Excel é menos potente do que o FileMaker para criar essas relações , mas fornece-lhe com capacidades semelhantes através da capacidade de criar várias folhas em uma única planilha. No exemplo acima , uma folha secundário pode conter as taxas de imposto , o que é , em seguida, acessível na planilha principal de usar a função de pesquisa do Excel.
Escolhendo sua ferramenta
Excel e FileMaker Pro são intercambiáveis para simples listas de dados, portanto, ao criar este tipo de banco de dados , use o aplicativo com o qual você se sente mais confortável . Para tarefas mais complexas , Excel presta-se a apresentação de tabelas de dados com ampla formatação. Isso é possível em FileMaker Pro, mas requer mais trabalho a criação de layouts personalizados . Por outro lado , FileMaker Pro é melhor para funções de dados inter-relacionados complexos, com muitas pesquisas e cálculos.