É difícil dizer definitivamente qual foi o
primeiro O cliente gráfico, como o conceito de "cliente gráfico" pode ser interpretado de maneiras diferentes. No entanto, aqui estão alguns candidatos fortes, dependendo da sua definição:
Exemplos iniciais (1960s): *
Sketchpad (1963): Criado por Ivan Sutherland, este programa é amplamente considerado a
Primeira Interface de Usuário Gráfico (GUI) . Ele permitiu que os usuários interajam com objetos em uma tela usando uma caneta leve, colocando a base para as GUIs modernas.
*
nls (1960s): Desenvolvido por Douglas Engelbart, este sistema apresentava um mouse, edição de texto, hipertexto e uma interface gráfica rudimentar.
Aplicações específicas (1970): *
Xerox Alto (1973): Um computador completo com uma GUI totalmente desenvolvida, incluindo janelas, ícones, menus e um mouse. Este foi um salto significativo no design da interface gráfica.
*
The Apple Lisa (1983): Um dos primeiros computadores disponíveis comercialmente com uma GUI.
é importante observar: *
clientes gráficos antes da década de 1970 eram principalmente experimentais e não amplamente acessíveis. *
O cliente gráfico "Primeiro" depende de como você define "gráfico" e "cliente". *
Os primeiros clientes estavam frequentemente conectados a hardware específico, não necessariamente baseado em rede, como pensamos hoje em que os clientes. Portanto, dependendo da sua definição, qualquer um desses exemplos iniciais pode ser considerado o primeiro cliente gráfico.
Sketchpad é um forte candidato por seu papel fundamental no desenvolvimento da GUI, enquanto
xerox alto e
Apple Lisa foram avanços significativos na evolução das aplicações comerciais da GUI.