A diferença entre gráficos no DOS e Windows é fundamental, decorrente de suas filosofias principais de design e do hardware para o qual foram construídos:
DOS (sistema operacional de disco) *
baseado em texto: O DOS foi projetado para interfaces baseadas em texto, usando principalmente caracteres (letras, números e símbolos) para exibir informações.
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gráficos limitados: Embora existissem alguns recursos de gráficos limitados, eles eram principalmente para exibir formas simples, como linhas e caixas ou imagens rudimentares. Estes eram normalmente alcançados por hardware específico, como cartões CGA, EGA ou VGA.
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Acesso ao hardware direto: Os aplicativos do DOS tinham acesso direto ao hardware do computador, incluindo o adaptador gráfico. Isso deu aos desenvolvedores mais controle, mas também tornou o complexo de programação gráfico e propenso a erros.
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monocromático ou paletas de cores limitadas: Os gráficos do DOS costumavam ser monocromáticos ou limitados a um pequeno conjunto de cores, dependendo da placa gráfica e do monitor usado.
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Exemplos: Programas como "Pac-Man" e "Space Invaders" foram projetados inicialmente para sistemas de DOS e exibiram as limitações dos gráficos do DOS.
Windows *
Interface do usuário gráfico (GUI): O Windows revolucionou a computação com sua interface gráfica, usando Windows, ícones, menus e ponteiros (como um mouse) para interação do usuário.
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gráficos sofisticados: O Windows forneceu um ambiente gráfico muito mais rico, suportando imagens de alta resolução, formas complexas e animações suaves. Ele alavancou os recursos gráficos de hardware moderno, como o SVGA e as tecnologias posteriores.
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Abstração do hardware: O Windows ofereceu um modelo de programação gráfico mais abstrato, ocultando os meandros do hardware dos desenvolvedores. Esse desenvolvimento simplificado, mas deu aos desenvolvedores menos controle direto sobre o hardware.
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profundidade e resolução de cor: O Windows suportou uma ampla gama de cores e resoluções de tela, aumentando bastante a experiência visual.
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Exemplos: Programas Windows como "Photoshop", "Microsoft Paint" e Games 3D mostraram o poder de seus recursos gráficos.
em resumo: Os gráficos do DOS eram rudimentares e principalmente baseados em texto, enquanto o Windows inaugurava uma nova era de computação gráfica com visuais ricos, interfaces amigáveis e recursos gráficos poderosos.
A evolução do DOS para o Windows representa uma mudança significativa na computação, passando da interação baseada em texto para uma experiência visualmente orientada e fácil de usar.