Extração é o primeiro passo para mover dados de um banco de dados operacional Oracle para um destino, como um armazém de dados . Embora possa parecer uma tarefa simples, a cópia de dados de um sistema de origem pode ser difícil e demorado, e porque o sistema de origem é operacional , é necessário garantir o método de extração não afeta o desempenho ou a disponibilidade de dados do sistema de origem . A melhor maneira de alcançar este objetivo , de acordo com a Oracle, é usando extração off-line e tablespaces transportáveis . Fatos
offline extração ajuda a evitar interagindo diretamente com - e, possivelmente, comprometer - o banco de dados do sistema de origem . Em vez disso, você encenar -lo fora do banco de dados antes de iniciar os procedimentos de extração. Embora este método de extração tem pré-requisitos específicos e requer o uso de um utilitário Data Pump para o transporte, tablespaces transportáveis são uma estrutura área de teste cujo desempenho "significativa" e as vantagens de gerenciamento de definir a estrutura para além de outros métodos de extração . Pré-requisitos incluem o uso de Oracle 8i ou mais tarde , tanto para a fonte e banco de dados de destino , o mesmo conjunto de caracteres para ambos e o mesmo sistema operacional , se uma ou outra versão é entre Oracle 8i e Oracle 10g .
Identificação
a tablespace transportável é uma estrutura lógica - o que significa que só existe na memória. Dependendo do seu tamanho , um espaço de tabela transportável pode abrigar um ou mais arquivos físicos de dados, cada um dos quais pode conter os dados da tabela , metadados , índices e uma série de outros objetos de banco de dados . Use o comando CREATE TABLE ... AS SELECT para criar um espaço de tabela e copiar as informações do banco de dados fonte . Enquanto um tablespace transportável é o mais frequentemente temporário - ou uma tabela cair após a extração é completa - você também pode salvar e reutilizar um tablespace transportável depois
Vantagens
< br. >
O que torna este método de extração de dados preferível é a sua velocidade . A copia dados tablespace transportável diretamente da fonte ao seu destino , deixando o Data Pump responsável pelo transporte único banco de dados de objeto de metadados . Isto reduz significativamente o tempo que leva para carregar, descarregar e recarregar os dados no banco de dados de destino. O aumento da funcionalidade é outra vantagem dos espaços de tabela transportáveis . Enquanto tanto a origem eo destino são o Oracle version11g ou mais tarde , o transporte multi-plataforma é uma opção.
Processo
extração de dados usando uma tabela de transporte ocorre durante o primeiros três passos de um processo de quatro a cinco passos . O primeiro passo , que é necessário apenas com o transporte multi-plataforma, envolve consultando o formato endian - ou a ordem em que as lojas de memória de computador byte seqüências - para garantir a compatibilidade com a plataforma entre a origem eo destino do banco de dados . Em seguida, selecione um conjunto de espaços de tabelas auto-suficientes , ou um que não contém referências - como índices ou colunas de objetos grandes - que aponta fora dos espaços de tabela ou aquele que contém apenas as seções de uma tabela particionada . O terceiro passo consiste em fazer as tabelas auto-suficientes "read-only ", invocando o utilitário Data Pump , identificando os espaços de tabela que você deseja incluir e, finalmente , a conversão de arquivos de dados em um local temporário na plataforma de origem, como " diretório /Temp. "