Como outros softwares de gerenciamento de banco de dados relacional , o DB2 da IBM suporta um recurso conhecido como procedimentos armazenados , um repositório de código de Structured Query Language freqüentemente usado ( SQL). A biblioteca de procedimentos armazenados em DB2 reduz digitação repetitiva para instruções SQL comuns e reduz erros de digitação e outros erros. Além de SQL , o DB2 permite salvar programas COBOL como procedimentos armazenados. Stored Procedures
Um banco de dados relacional armazena vários tipos de informações , incluindo dados armazenados em tabelas , informações de segurança do usuário e os programas gravados como funções e procedimentos armazenados. Código de programação mantido em um procedimento armazenado é executado rapidamente, como o servidor de banco de dados não precisa verificar repetidamente o código para problemas de sintaxe e de segurança , o servidor verifica a programação uma vez que quando se cria um procedimento armazenado . Os procedimentos armazenados são uma conveniência para programadores e administradores de banco de dados , como o banco de dados mantém todos os seus recursos em um único local no computador.
Dados Divisão
divisão de dados de um programa COBOL requer dois campos de dados, SQLSTATE e SQLCODE , para que o programa funcione como um procedimento armazenado . Na seção Working -Storage da divisão de dados , SQLSTATE é um campo de cinco caracteres de dois bytes que contém informações de status; DB2 coloca códigos diferentes neste campo dependendo do sucesso ou fracasso de uma instrução SQL executada no programa COBOL. SQLCODE é uma variável numérica de nove dígitos que armazena outros códigos de status . Por exemplo, quando uma instrução SQL executa sem problemas , SQLCODE contém um zero, e quando uma instrução SQL não retorna dados , o DB2 define SQLCODE para ter um valor de 100.
Procedimento Divisão
Para ser transformado em um procedimento armazenado, um programa COBOL padrão deve ter uma divisão de procedimento com a cláusula USING e pelo menos dois parâmetros, SQLSTATE e SQLCODE . Através da cláusula USING , DB2 passa os dados para o programa COBOL , que recebe as informações e age sobre ele. Dentro divisão Processo do programa, o EXEC SQL e declarações END -EXEC servir como " suportes de livros " em torno instruções SQL embutidas entre eles. O programa COBOL pode executar qualquer número de instruções SQL ; cada vez, DB2 atualiza as variáveis SQLSTATE e SQLCODE software
WebSphere
do IBM WebSphere torna o desenvolvimento de tarefas, tais como . criando COBOL procedimentos armazenados mais fácil. WebSphere tem uma interface gráfica do usuário que inclui um navegador de conexão de banco de dados , assistentes para a realização de operações de banco de dados e um gerador de código COBOL automática. O gerador de código cria um programa modelo , incluindo a identificação , Meio Ambiente, de dados e de procedimento divisões, parâmetros e variáveis . Em seguida, adicione mais de programação COBOL para esta estrutura básica , compilá-lo e salvá-lo como um procedimento armazenado.