Structured Query Language, ou SQL , permite que os programadores para recuperar e manipular dados de um banco de dados. DB2 SQL é uma variação ligeiramente diferente do SQL projetado para o banco de dados IBM DB2. É essencialmente a mesma coisa , no entanto , uma vez que conta com as mesmas cláusulas básicas , incluindo mas não limitado para SELECT , FROM, WHERE, ORDER BY , INNER JOIN, OUTER JOIN , INSERT TABLE e INSERT INTO cláusulas. Básico Consulta
Cada consulta começa com a cláusula SELECT, uma lista de atributos , a cláusula FROM e uma mesa. Para recuperar o nome e ID da tabela de clientes , por exemplo , você usaria a seguinte consulta:
SELECT nome, idFrom CLIENTE ;
Você pode então usar a cláusula ORDER BY para organizar esse dados com base em um atributo específico . Você também pode limitar todos os dados para somente aqueles clientes nomear John usando a cláusula WHERE :
SELECT nome, idFrom CUSTOMERWHERE NAME = ORDER " JOHN " pelo nome;
Inner /associações externas
às vezes, é necessário amarrar duas tabelas juntos. Por exemplo , suponha que você precisa para organizar sua mesa de cliente de acordo com o atributo CADEIRA - NÚMERO da tabela ASSENTO -chart . Você precisa usar o INNER JOIN ou cláusula para executar esta OUTER JOIN . Os ex- listas a interseção de duas tabelas, enquanto as últimas listas do sindicato. Você também deve especificar um atributo relacionado entre as mesas usando a cláusula ON. . Abaixo está um exemplo
SELECT nome, idFrom CUSTOMERINNER Cadastre- ASSENTO - CHARTON ASSENTO - CHART.ID = CUSTOMER.ID ;
Criando tabelas
um aspecto importante da gestão de um banco de dados é a criação de novas tabelas para lidar com novas informações de negócios. Isso pode ser feito usando a cláusula CREATE TABLE com o nome da tabela, após o qual você deve especificar os atributos e seus tipos de dados. Abaixo está um exemplo .
CREATE TABLE novos clientes ( nome char ( 50), de char Endereço (50) , Cidade CHAR ( 50) , data Birth_Date )
tipos de dados disponíveis no DB2 incluem BINÁRIO , REAL , DOUBLE DATA, HORA , INTEGER e CHAR .
Inserindo informações adicionais
em outros momentos , você pode apenas querer inserir novas informações em um já criou a tabela de banco de dados . Isto pode ser realizado através da cláusula INSERT INTO . Para usá-lo , combine INSERT INTO com o nome da tabela, e , em seguida, listar os valores. A chave para se lembrar é que você deve listar os valores na ordem dos campos e seus tipos de dados devem corresponder. Não é possível inserir um número em uma string. Abaixo está um exemplo com base na tabela novos -clientes.
INSERT INTO recém- customersVALUES ( 'Bob' , '100 Street ' , ' Raleigh ' , 01/21/82 )