Diferentes técnicas reduzir a quantidade de dados contidos em um fluxo de áudio , preservando o máximo de fidelidade possível. Um tal método , joint stereo , reduz os dois canais distintos de um fluxo de som para um fluxo muito mais pequena e mais simples de dados . Quando aplicado corretamente , o processamento joint stereo pode melhorar a qualidade aparente de um arquivo de baixas taxas de bits , o que permite diminuir substancialmente os arquivos de áudio . Intensity Stereo
Intensidade estéreo aproveita da incapacidade do ouvido humano de perceber a localização do som em certas freqüências . Usando esta técnica, o codificador para áreas no fluxo de áudio em que o conteúdo dos canais esquerdo e direito é muito semelhante, e combina as frequências mais altas em um fluxo mono . Em seguida, ele inclui referências direcionais para jogar esse fluxo mais alto em um canal ou o outro para simular as diferenças no efeito estéreo. Esta técnica pode reduzir substancialmente o tamanho do arquivo , especialmente em baixas taxas de bits , mas os resultados podem incluir artefatos de áudio detectável.
Estéreo Mid /Side
A técnica de meio /lateral é semelhante à técnica de intensidade , embora utilize um cálculo diferente . Para cada quadro de áudio , o codificador calcula um valor " médio " , que consiste nos dados na corrente igual em ambos os lados , e um valor de " lado " , que representa a diferença entre o que resta do lado esquerdo e direito . Dependendo da taxa de bits , esta técnica pode ser muito bom para a preservação de dados de áudio , reduzindo o tamanho do arquivo, como os cálculos necessários para reconstruir o fluxo de áudio a partir dos dados codificados são simples. Muitos codecs lossless usar codificação meio /lateral , como forma de preservar a qualidade do áudio.
Vantagens
técnicas joint stereo tem a vantagem de reduzir significativamente a quantidade de os dados necessários para armazenar uma sequência de áudio em formato digital . Em estéreo verdadeiro , o codificador deve preservar dois fluxos completamente separadas, muitas vezes contendo informações quase idênticas. Esta redundância leva a arquivos grandes , ea sobrecarga extra pode adicionar até ao armazenar grandes quantidades de áudio.
Desvantagens
A principal desvantagem de processamento joint stereo é que geralmente envolve um esquema de codificação com perdas , reduzindo a fidelidade do fluxo de áudio em troca de um tamanho de arquivo menor . As alterações reais podem ser muito sutil para o ouvinte médio de detectar, mas se você descompactar e recompactar arquivos codificados com estas técnicas , os artefatos de áudio podem tornar-se visível e prejudicar a qualidade do som. A manutenção de dois canais estéreo distintas podem ocupar mais espaço , mas garante um nível muito mais elevado de fidelidade .