compressão sem perdas de áudio vem em uma variedade de formas . Por definição, uma vez que todos estes formatos são lossless , não deve ser tecnicamente nenhuma diferença na qualidade do áudio entre eles. A diferença significativa está na forma como eles são compactados , que alguns argumentam afeta a qualidade de áudio de diferentes maneiras. WMA e FLAC arquivos cada um tem certas vantagens e desvantagens , dependendo do contexto . WMA Lossless Formato
O formato Windows Media Audio é um dos vários formatos lossless comuns em circulação. Ele foi originalmente projetado para competir com o formato MP3 , que não tem os recursos de gerenciamento de direitos digitais abrangentes do formato WMA . É comparável a outros formatos sem perdas de propriedade sobre a sua capacidade de suporte multi- canal de áudio e gravações de alta resolução. WMA usa um algoritmo de compressão exclusivo que às vezes é argumentado para fornecer áudio de melhor qualidade quando comparado a outros formatos lossless . No entanto, porque " sem perdas " é , por definição, uma reprodução idêntica de uma fonte original , a superioridade do formato WMA é discutível.
FLAC Formato
The Free Lossless Audio Codec foi originalmente criado por Josh Coalson em 2000, e desde então se tornou um formato comum em reprodução de áudio lossless . Como o formato Apple Lossless , o formato FLAC é open-source e gratuito para uso e aumentar o desejar. Ferramentas para criação e edição de arquivos FLAC estão disponíveis gratuitamente . Uma das principais limitações do formato é a falta de apoio por muitos dispositivos de áudio digital e aplicações proprietárias . No entanto , o suporte para o formato FLAC tem crescido consideravelmente , principalmente na área de streaming de áudio .
Proprietary Versus Open-Source
O diferente mais significativa entre o WMA e FLAC é a sua utilização , ou a falta dela , da tecnologia de gerenciamento de direitos digitais . WMA é um formato proprietário de propriedade da Microsoft e requer uma licença de implementar. Apesar desta limitação , isto é , entre os codecs mais populares em uso , e pode ser jogado usando uma grande variedade de dispositivos e aplicações . O formato FLAC tem a vantagem de estar disponível gratuitamente para uso, mas não tem presença de longo alcance do formato WMA. Que formato é preferível dependerá sempre do contexto no qual o arquivo será usado.
Qualidade de áudio
Tecnicamente, todos os codecs de áudio lossless deve proporcionar qualidade de áudio idêntico . No entanto, é por vezes argumentado que os diferentes métodos de compressão utilizados resultam em diferenças sutis. O codec WMA emprega dois tipos de compressão para um único arquivo , dependendo da complexidade do áudio contém . O resultado é menos compressão em passagens complexas e mais compressão em passagens menos complexas, o que é dito para fornecer uma qualidade mais uniforme do que outros codecs. Algoritmo de compressão do FLAC é muito mais simples , comprimindo tudo de áudio do mesmo modo . Se isso resulta em uma diferença na qualidade quando comparado com o codec WMA , é provável que não detectável para o ouvido humano .