É difícil identificar uma única pessoa como o "iniciante" da animação por computador, à medida que o campo se desenvolveu gradualmente através das contribuições de muitos indivíduos e instituições. No entanto, podemos destacar algumas figuras e marcos importantes:
Pioneiros iniciais (1950-1960s): *
John Whitney sr .: Ele é amplamente considerado pioneiro na animação por computador, criando filmes experimentais como "Catalog" (1961) usando computadores analógicos.
*
a. Michael Noll: Outro pioneiro que experimentou animações geradas por computador na década de 1960, criando obras como "A Computer Animated Movie" (1965).
*
O sistema de desenho de linha Sutherland-Sprroull: Esse sistema, desenvolvido na década de 1960, permitiu desenhos interativos de linhas geradas por computador e lançou as bases para futuros sistemas de animação.
The Rise of Computer Graphics e 3D Animation (1970-1980s): *
Ed Catmull e Fred Parke: Desenvolvido "The Computer Animated Film" (1972), com uma bola de borracha saltitante, que foi um marco importante na animação por computador 3D.
*
O Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Utah: Este departamento desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de técnicas de computação e de animação em computador 3D durante esse período.
*
A divisão de computador Lucasfilm: Fundada por George Lucas, fez avanços significativos em animação por computador com filmes como "Star Wars:Episódio V - The Empire Strikes Back" (1980) e "Star Wars:Episódio VI - Return of the Jedi" (1983), apresentando o Inovative Special efeitos.
A comercialização e a integração da animação por computador (1990-presente): *
Pixar Animation Studios: Fundada em 1986, a Pixar revolucionou a animação por computador com filmes como "Toy Story" (1995), que se tornou o primeiro longa-metragem totalmente animado por computador.
*
Animação DreamWorks: Outro grande estúdio que contribui para o desenvolvimento de animação por computador com filmes como "Shrek" (2001).
*
O avanço do software e do hardware: O desenvolvimento contínuo de um poderoso software de hardware e animação de computador tornou possível criar imagens cada vez mais realistas e complexas geradas por computador.
Portanto, embora seja impossível atribuir o início da animação por computador a apenas uma pessoa, o trabalho desses pioneiros, pesquisadores e estúdios abriu o caminho para a indústria próspera que é hoje.