Unix é um multi- usuário, sistema operacional multi- tasking (OS ), criado em 1969 nos Laboratórios Bell. O termo multi- usuário significa que uma instância do sistema operacional podem ser acessados por muitos usuários diferentes ao mesmo tempo . O termo multi- tasking significa que o sistema operacional pode executar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. Desde então , Unix tem ramificações em diferentes variantes , mas as variantes compartilham muitas das mesmas características. O Sistema Operacional
O sistema operacional Unix é composta do kernel, a casca e as aplicações ou programas. O kernel controla os recursos do sistema e manipula a comunicação entre os dispositivos. O shell é a interface entre o usuário eo kernel. Os programas são qualquer coisa de um compilador de linguagem de programação para uma aplicação de processamento de texto.
O Sistema de Arquivos
O Unix OS trata tudo como um arquivo, incluindo os dispositivos de hardware e diretórios. Esses arquivos são organizados em um sistema hierárquico com sendo a base o diretório raiz, designado pelo símbolo "/" . Cada arquivo dentro do sistema operacional deve ter um arquivo pai, e ele deve ser possível rastrear o arquivo de volta para o root . Quando você lê algo que lhe pede para fornecer o "caminho exato para o arquivo ", que é o que você está fazendo. Por exemplo, o caminho exato para o diretório home do usuário de Maria seria designado como: "/home /mary". Em outras palavras, o diretório home do Mary tem o diretório "home" como é pai. O diretório "home" tem o diretório "raiz ", como seu pai
Os arquivos Unix encaixar em uma das três categorias - . Arquivo comum , arquivo diretório e arquivo de dispositivo . Arquivos comuns são arquivos comuns que consistem em uma seqüência de caracteres , texto ou binário . Arquivos Diretório simplesmente conter os nomes de arquivos e outros diretórios na forma de o nome do arquivo e seu número de identificação. Arquivos de dispositivos não contêm quaisquer dados em tudo, em vez disso, simplesmente representam os dispositivos que estão anexados. Qualquer comando emitido para o arquivo de dispositivo será executado pelo dispositivo físico.
Usando o Shell
Embora existam muitas interfaces gráficas desenvolvidas para o Unix oS, ainda é uma boa idéia ter uma compreensão rudimentar da interface de linha de comando (CLI). O CLI pode ser acessada através da abertura de uma janela de terminal , que na maioria das vezes ser encontrada como um atalho na área de trabalho , ou em " Ferramentas do Sistema " ou " acessórios" na janela principal do aplicativo.
É importante notar que todos os comandos Unix são geralmente em letras minúsculas , e são maiúsculas de minúsculas. Portanto, "ls" e "LS" são duas coisas diferentes . Na verdade, não há um comando " LS " em tudo. Cada comando é digitado no prompt de comando que normalmente é designado como % ou US $ . Muitos tutoriais irá mostrar o comando da seguinte forma :
% ls- la
É importante lembrar que você não digitar a "%" , mas simplesmente digite o comando - " ls - la " . Este comando diz para listar os todo o conteúdo , incluindo arquivos ocultos, do diretório atual , em forma de comprimento ( incluindo as permissões , dono e hora do último acesso ) .
O exemplo acima mostra outro item importante notar sobre os comandos Unix. O comando atual é "ls" , e suas opções são " - la " . Cada comando tem um conjunto predeterminado de opções que podem ser encontradas acessando a página (manual) o homem para esse comando. A página do manual pode ser acessado digitando o comando " man ls " no prompt de comando .
Há centenas de comandos usados pelo sistema operacional Unix. No entanto, muitos dos mais comuns podem ser encontrados no site da bsd.org (consulte Recursos abaixo).
Depois de dominar os comandos básicos , você pode combiná-los em pequenos programas chamados scripts shell , que é coberto de tutoriais mais avançados Unix.